Esgoto bem tratado com monitoramento a distância

Esgoto2_CCO_Metrosul_

Marcando o começo da operação plena, a Ambiental Metrosul apresentou a nova estrutura de seu Centro de Controle de Operações. Com a renovação tecnológica e interligação de sistemas, o CCO permite monitorar, 24 horas por dia e em tempo real, o funcionamento das mais de 120 estações de tratamento e bombeamento de esgoto, bem como os 1,8 mil km de rede coletora.

Com o CCO, a atuação perante as mais diversas situações, como intervenções e manutenções, fica ainda mais rápida. Por meio de câmeras, sensores de nível e movimento e outros dispositivos implantados, os operadores do CCO identificam eventuais extravasamentos, variações de vazão, supervisão dos painéis elétricos, além da segurança patrimonial, evitando furto e vandalismo.

Um ano de operação assistida

A transferência definitiva dos serviços foi oficializada na manhã de 1º de julho na sede administrativa da Ambiental Metrosul, em Canoas (RS), com a assinatura do termo junto à Corsan. Desde dezembro do ano passado a operação era feita de forma assistida, com os trabalhos sendo acompanhados pela parceira. Com isso, a Ambiental Metrosul assume plenamente o sistema de esgoto nos nove municípios atendidos pela Parceria Público-Privada na Grande Porto Alegre.

Pular para o conteúdo