“Um desafio chamado Baía de Guanabara”, foi o tema de uma das palestras de Ideias Azuis – Caminhos para um Oceano Sustentável, série de conversas com renomados especialistas na busca de soluções para atingir as metas do ODS 14 – Vida na Água, durante a SP Ocean Week, em São Paulo.
Caroline Lopes Santos, gerente de Meio Ambiente das unidades da Aegea no Rio, falou como os investimentos em saneamento são fundamentais para a recuperação dos oceanos. A recuperação da Baía de Guanabara é o maior projeto ambiental da concessão fluminense.
Serão investidos R$ 12 bilhões no projeto. Em dois anos e meio, os resultados já aparecem. Os boletins do Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, atestam a balneabilidade de praias historicamente poluídas, como Paquetá, Flamengo e Botafogo.
“Fizemos com que 82 milhões de litros de água contaminada com esgoto deixassem de cair diariamente na Baía de Guanabara. Isso demonstra como o saneamento se torna um aliado na recuperação ambiental. Mas ainda há muito a ser feito em todo o país”, afirmou a gerente.
A coordenadora de Sustentabilidade Ambiental da Aegea, Maíra Sugawara, também participou do evento que contou com o apoio do Instituto Aegea. “O Instituto Aegea, ligado à uma empresa de saneamento, apoia e participa do evento justamente porque vemos uma oportunidade de trazer discussões de várias áreas diferentes para um tema tão importante”, diz.
A SP Ocean Week, foi realizada no Memorial da América Latina, entre os dias 18 e 22 de setembro.