A nova edição da Revista Aegea faz uma imersão na cultura da empresa ao longo dos 14 anos de trajetória, mostrando como a empresa passou de 6 para mais de 500 municípios atendidos, fazendo a diferença na vida de mais de 31 milhões de pessoas.
A cultura na prática do dia a dia
Na Matéria Especial, o foco é a essência na prática do dia a dia, onde as pessoas são colocadas no centro das ações. “A cultura da nossa companhia nasceu a partir do nosso propósito, que une nossos talentos e as necessidades do mundo: aceitação da diversidade, acesso à pureza e futuro mais sustentável”, diz o CEO da Aegea, Radamés Casseb, na publicação.
Na Cultura Aegea, o propósito nossa natureza movimenta a vida é desdobrado naquilo que torna a empresa única, que faz com que os colaboradores que atuam a partir dos comportamentos desejados se tornem talentos: profissionais além da conta, mestres em brasicidades, engenheiros da ordem, embaixadores da saúde e agentes da dignidade.
“Cada um dos nossos talentos, em um território do nosso Brasil, alcançou resultados diferenciados no nosso negócio e gerou impacto na vida dos clientes. O trabalho deles vai além da operação. Inspiram o time e por isso são protagonistas da nossa história. Independente do campo de atuação, todos fazem a diferença”, diz Fabianna Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas.
A essência que move a empresa
Uma das marcas da Cultura Aegea é a reflexão sobre levar o melhor serviço para a casa das pessoas, como ir além e o que cada um pode fazer para se superar. Temas para a seção Entrevista, com o CEO Radamés Casseb. “Ao olharmos nossa trajetória a partir da inquietação que nos move, estamos olhando para o futuro, para o que ainda precisamos fazer para ser, não a maior empresa de saneamento, mas a melhor”, diz ele, em um dos trechos.
Casseb fala ainda sobre as contribuições da Aegea para a universalização, como será o próximo quinquênio, de mais crescimento, dos desafios do cenário brasileiro, de projetos futuros, sobre manter a essência da empresa e dicas para quem está chegando. Como fazer do contrato de concessão uma oportunidade e quais as prioridades para os próximos anos são outras perguntas que o CEO responde. E tem muito mais, confira!
14 anos movimentando vidas
A Matéria de Capa faz uma verdadeira viagem pelas regiões do Brasil para mostrar as contribuições da Aegea para a universalização ao longo dos 14 anos da empresa. Parte da Região Norte, onde está preparando o Pará para a COP 30 com mais inclusão sanitária e chega ao Sul, mostrando que união e trabalho incansável foram os principais pilares durante o enfrentamento da tragédia climática ocorrida entre o fim de abril e maio deste ano.
Passa por cidades universalizadas no acesso à água, como Manaus, no Amazonas; Ariquemes, Rolim de Moura, Buritis e Pimenta Bueno em Rondônia; Campo Grande (MS), uma capital que se tornou referência no setor. Teresina, no Piauí, figura na lista das que mais investiram em saneamento por habitante; e também chega a Timon, no Maranhão, que além de estar universalizada, é destaque na redução de perdas de água. Aborda ainda os investimentos que estão sendo feitos para ampliar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto e levar mais saúde e dignidade às pessoas com respeito ao meio ambiente.
Um legado que garante futuros mais azuis
Os talentos da empresa, aqueles profissionais que se diferenciam por seus atributos na busca por mais saúde e dignidade por meio do saneamento, foram homenageados e a Revista Aegea conversou com eles para mostrar como estão ajudando a construir legados onde atuam.
Hélio Alves da Silva, analista de RS da Águas de Barras do Garças (MT), nos conta como é o dia a dia dos agentes da dignidade.
Da Parceria Público-Privada do Espírito Santo, vem o exemplo de um dos embaixadores da saúde da Aegea: Herildo Pina, operador de Esgotamento Sanitário da Ambiental Serra (ES).
O leiturista da Águas de Manaus (AM), Júlio César dos Santos, mostra como é ser um mestre em brasicidades, respeitando as diferenças regionais e caraterísticas de cada lugar.
Kátia Regina Moreira, do Morro da Mangueira, foi homenageada por ser uma das profissionais além da conta que atua na Águas do Rio (RJ).
O líder nato entre equipes, Cândido Lima Júnior, coordenador de Eletromecânica da Corsan (RS), dá lições de ética e integridade como um dos engenheiros da ordem da Aegea.
Meio Ambiente: lodo do esgoto fertiliza sonhos
A matéria orgânica resultante do tratamento de esgoto nas estações da Ambiental MS Pantanal agora é um dos componentes de um biofertilizante que chega a pequenos produtores. A iniciativa pioneira está em Meio Ambiente.
A editoria mostra também que na Baía de Guanabara (RJ), a vida marinha renasce depois que esgoto sem tratamento deixa de ser lançado no ecossistema. O biólogo Ricardo Gomes faz um registro impactante desse renascimento, vale conferir.
Outros assuntos que valem a leitura
A edição traz ainda um artigo sobre a relação entre moradia, saneamento e saúde, escrito por Matheus Cardoso, da Moradigna, em Opinião.
A presença da Aegea em Minas Gerais e a nova unidade em Rondônia, Águas de Jaru, estão na seção Em Pauta.
Em Responsabilidade Social, a publicação aborda as três frentes de atuação do Instituto Aegea (educação, saúde e geração de renda), e os programas que educam e compartilham prosperidade em Santa Catarina.
O trabalho constante na busca por redução de desigualdade está em Respeito Dá o Tom; a Cultura de Segurança em EHS; o atendimento regional é tema de Compliance; as linhas de defesa que fazem com que cada colaborador seja um guardião da cultura da companhia estão em Auditoria, Riscos e Controles Internos. A vitória nos leilões de Palhoça (SC) e no Centro-Leste do Paraná são assuntos de Notícias e Ações Corporativas.
Clique aqui para acessar a edição 42 da Revista Aegea e boa leitura!