A inovação tem sido aliada do saneamento para fazer a universalização avançar no país. Com o novo cenário das mudanças climáticas, ela ganha uma importância ainda maior. Isso ficou claro para quem visitou a Fenasan, durante os dias 22 e 24 de outubro, em São Paulo.
Nos 350 estandes, empresas brasileiras e de outros países – só da China vieram 40 – mostraram produtos e soluções inovadoras para enfrentar os desafios em constante mudanças, principalmente com os eventos extremos, como seca e enchentes, que afetam diretamente o setor.
Novas tecnologias e tendências ESG
As novas tecnologias apresentadas nos mais de 25 mil metros quadrados da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente vão desde plataformas virtuais de monitoramento, soluções inovadoras para o tratamento do esgoto e sondas com grande autonomia para áreas de difícil acesso, entre muitas outras.
As tendências do setor nos aspectos sociais, ambientais e de governança (ESG) também circularam pelos estandes, como o do Instituto Trata Brasil. Os visitantes puderam conferir os indicadores do setor no Painel Saneamento Brasil e participar de um jogo interativo.
“O setor de saneamento é fundamental para mitigar os impactos das mudanças climáticas, pois elas afetam o acesso aos serviços e a universalização será determinante para a preservação do meio ambiente”, afirmou Luana Pretto, presidente-executiva do Trata Brasil.
Momento de inovação muito grande
“Nós vivemos um momento de inovação muito grande neste momento, voltada para aquilo que o Brasil ainda não fez. É preciso aplicar inteligência artificial, a inteligência das coisas, produtos e serviços voltados para resolver problemas reais, soluções para cuidar da saúde das pessoas e do meio ambiente”, disse Gesner de Oliveira, da GO Associados, durante sua participação na Fenasan.
Aegea: ampliando conexões com o mercado e com fornecedores
As empresas de saneamento mostraram projetos e formas de atuação. A Aegea montou uma sala de imersão em seu espaço na Fenasan para apresentar o cuidado com as pessoas e o meio ambiente no ciclo integral da água, desde a captação até a destinação dos efluentes.
Mostrou ainda como a inovação contribui para que a empresa amplie a proteção aos mananciais e na promoção da resiliência hídrica. Com tecnologias inovadoras, trabalha continuamente na recuperação ambiental por meio do tratamento adequado do esgoto.
Foi também com parcerias inovadoras que conquistou a melhora na balneabilidade das praias do Rio de Janeiro e o patamar de 98% da energia consumida vindas de fontes renováveis. A inovação permite que a Aegea tenha atuação sustentável para transformar lodo de ETE em biofertilizante.
No estande da Fenasan, instalou ainda um totem interativo e o time de suprimentos esteve presente para estreitar relacionamentos com os fornecedores, oferecendo oportunidade para que eles se cadastrassem, ampliando as parcerias rumo à universalização do saneamento.
Diretores da empresa e colaboradores de unidades da Aegea de todo o país visitaram a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, trocando informações e compartilhando o conhecimento adquirido no dia a dia das operações, sempre marcado por muita inovação.
Mais sobre a Fenasan 2024
Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), a exemplo de anos anteriores, esta edição conta com a participação e apoio da Aegea.