Melhorias na rede de esgoto garante acesso a campo de futebol

Melhorias na rede de esgoto garante acesso a campo de futebol

Melhorar a infraestrutura de esgoto é mais do que uma questão de saneamento — é sobre dignidade, saúde e pertencimento. E foi com esse compromisso que a Águas de Valadares, unidade da Aegea em Minas Gerais, iniciou a substituição da antiga rede coletora de esgoto no distrito de São Vítor, zona rural de Governador Valadares.

A intervenção teve início em 16 de abril e já começa a gerar impactos positivos: o campo de futebol da comunidade, antes comprometido por vazamentos, foi recuperado e voltou a ser usado por crianças, adolescentes e adultos — com segurança e liberdade.

Saneamento que impacta a rotina e o convívio social

O campo é um dos principais pontos de encontro da comunidade local, servindo como palco para campeonatos, eventos culturais e aulas de educação física da escola da região. Antes da obra, o local sofria com recorrentes extravasamentos de esgoto, o que inviabilizava seu uso.

A antiga tubulação apresentava rupturas frequentes, o que comprometia não apenas a eficiência da rede, mas também a qualidade de vida da população. Nesta etapa, estão sendo implantados 225 metros de novas redes de esgoto, incluindo a substituição da coletora principal e a instalação de ramais auxiliares e novas ligações domiciliares.

A previsão é que as obras sejam concluídas em até quatro semanas, dependendo das condições climáticas.

Investimento em infraestrutura e bem-estar

As intervenções estão concentradas na rua do campo de futebol, considerado o “cartão postal” de São Vítor. A restauração do espaço reforça o papel do saneamento como instrumento de transformação urbana e social.

Mais do que eliminar um problema crônico, a obra devolve à comunidade um local de convivência, lazer e formação cidadã. É a união entre infraestrutura e qualidade de vida que move o trabalho da Aegea em todas as regiões onde atua.

“A escola utiliza o campo para aulas de educação física, campeonatos e eventos importantes para a comunidade. Devido ao esgoto que invadia o campo, a última vez que abrimos os portões foi para a Copa Distrital, em novembro do ano passado. Essa obra é mais que importante, é fundamental para todos nós”, afirmou o morador Diogo Henrique Alves da Silva.