Tecnologia a favor da água: válvulas inteligentes modernizam gestão

Tecnologia a favor da água: válvulas inteligentes modernizam gestão
Texto: Rosiney Bigattão

Em um mundo onde eficiência e sustentabilidade caminham lado a lado, a inovação é peça-chave para garantir o acesso à água tratada com qualidade. Pensando nisso, a Águas do Rio — unidade da Aegea no estado do Rio de Janeiro — está avançando na modernização de sua infraestrutura com a instalação de 37 válvulas inteligentes em pontos estratégicos dos municípios de São Gonçalo e Maricá.

Esses equipamentos de última geração permitem o controle remoto do fluxo de água, contribuindo para reduzir perdas, equilibrar a distribuição e melhorar a regularidade do abastecimento, principalmente em áreas de maior demanda.

Abastecimento com mais inteligência e precisão

Com atuação em diversas regiões do Brasil, a Aegea reforça com essa iniciativa seu compromisso com a gestão eficiente dos recursos hídricos. A tecnologia adotada permite que, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), a concessionária monitore e ajuste em tempo real o fornecimento de água, adaptando a distribuição de acordo com o consumo e a necessidade de cada área.

“Isso permite fornecer água para bairros que demandam mais, sem deixar de atender outras regiões com menor consumo em determinados períodos do dia”, explica Diogo Freitas, diretor-executivo da Águas do Rio.

Menos impacto, mais agilidade

Além de mais controle, a nova tecnologia também proporciona benefícios durante manutenções e reparos na rede. As válvulas inteligentes viabilizam intervenções segmentadas, evitando a interrupção do abastecimento em grandes áreas. Isso significa menos impacto para a população e para o comércio local.

Até o momento, 20 válvulas já estão em operação: 17 distribuídas em São Gonçalo e três em Maricá. No bairro de Porto da Madama, em São Gonçalo, quatro válvulas foram instaladas diretamente no reservatório Marques Maneta, um ponto importante do sistema de abastecimento da região.

“Trata-se de um investimento que garante eficiência e mais previsibilidade na prestação do serviço. Sem dúvida, os clientes perceberão a diferença na ponta — com mais água e regularidade nas torneiras”, afirma Freitas.

Caminho para o futuro do saneamento

A instalação das válvulas inteligentes é mais um passo na transformação digital do setor de saneamento, alinhando tecnologia e compromisso social.

Iniciativas como essa ajudam a preparar os sistemas urbanos para os desafios do crescimento populacional, das mudanças climáticas e da escassez de recursos.