Nos dias 23 e 24 de abril, representantes da Aegea estiveram em Paris para receber uma das certificações mais relevantes para projetos de infraestrutura com impacto ESG do mundo: o selo da Blue Dot Network.
A certificação internacional é uma iniciativa da OCDE, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e reconhece projetos que seguem padrões internacionais de excelência ambiental, social e de governança.
A cerimônia de entrega ocorreu na sede da entidade, após a apresentação do projeto na reunião do Comitê Consultivo Executivo da Blue Dot Network. Foi a primeira de certificação global, para a qual foram selecionados apenas quatro casos de referência – entre eles, o da Aegea, pela atuação da Águas do Rio.
Águas do Rio é modelo de referência
Participaram do evento em Paris Guilherme Caixeta, representante do GIC, um dos principais fundos de infraestrutura do mundo, e conselheiro da Aegea e Adriana Albanese, diretora de Relações com Investidores e Sustentabilidade da Aegea, que liderou o processo.
“Foi um processo extenso de certificação, que contou com auditoria externa independente, validando não apenas a qualidade técnica do projeto, mas também os impactos positivos concretos gerados para a sociedade e para o meio ambiente”, afirmou Albanese.
Recuperação de ecossistemas importantes
“O reconhecimento veio pelo que a Águas do Rio já é e faz no seu dia a dia”, destacou Albanese. O processo de certificação foi rigoroso. Realizado pela Bureau Veritas, empresa de auditoria independente com sede na França, envolveu a análise de mais de 450 documentos que comprovam os impactos do projeto.
A unidade da Aegea se destacou por levar água tratada a mais de 600 mil pessoas desde o início da operação, em 2021, além de contribuir para a recuperação de ecossistemas importantes, como a Baía de Guanabara, e gerar mais de 8 mil empregos diretos – metade deles oriundos de comunidades locais.
Compromisso com metas de longo prazo
Com atuação em 27 municípios fluminenses e mais de 10 milhões de pessoas atendidas, a Águas do Rio mantém metas ambiciosas: alcançar 99% de cobertura de água tratada e 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033.
A certificação internacional reforça a credibilidade da concessionária na condução de um projeto estruturante, com impacto direto na saúde, no meio ambiente e na economia das regiões atendidas.
“O mais gratificante é saber que a certificação é o reconhecimento daquilo que todo o time, especialmente da Águas do Rio, já faz com responsabilidade, todos os dias”, concluiu Adriana Albanese.