Mães além da conta: elas fazem a diferença na vida de milhões de famílias por meio do saneamento

Mães além da conta: elas fazem a diferença na vida de milhões de famílias por meio do saneamento
Texto: Andrea Santa Cruz, Celianne Sampaio e Luciana Venturini

A água é fundamental para a saúde: além de manter o corpo hidratado, contribui para a digestão, o bom funcionamento dos rins e da circulação, e até influencia o bem-estar mental.

Durante a maternidade, sua importância é ainda maior. Na gestação, no parto e no pós-parto, ter acesso à água limpa é essencial para proteger a saúde da mãe e do bebê — desde a nutrição até os cuidados com a higiene e a prevenção de infecções.

Para celebrar esse cuidado em sua forma mais ampla, conversamos com colaboradoras da Aegea que representam tantas outras que, todos os dias, ajudam a cuidar da vida por meio do saneamento.

Um cuidado que está ligado à água. Começa no ventre, passa pelo primeiro banho do bebê, pela mamadeira, pela alimentação da mãe que amamenta e segue ao longo da vida como parte essencial da vida das pessoas.

Mãe de primeira viagem

Há mais de dez anos na Águas de Teresina, no Piauí, a coordenadora de Operações Nathalia Araújo Venção vive agora uma nova etapa: está grávida de sete meses de seu primeiro filho e otimista com a possibilidade de conciliar a maternidade com a carreira.

“Foi uma gravidez planejada. Eu já queria há algum tempo, mas entendi que nada te prepara 100% para a maternidade. Estou vivendo um mês de cada vez. Estou ansiosa para vir logo o nascimento e eu consiga ser mais preenchida de amor”, afirma.

Gravidez e ambiente de trabalho

A colaboradora pontua que a gravidez também envolve os colegas de trabalho e se sente abraçada nesse período da vida.

“Eles também estão ansiosos. Todos os dias perguntam como estou, meu gestor sempre pergunta se estou bem, se o bebê está bem e se preciso de alguma coisa. Esse apoio é fundamental neste processo”, afirma.

Colaboradora diz que a maternidade fez dela uma profissional melhor

Nas unidades da Aegea no interior de São Paulo, colaboradores encontram o mesmo apoio e acolhimento. Para Valéria Oliveira Dantas, há 10 anos na área comercial da Águas de Matão, a maternidade fez dela uma profissional mais completa.

Hoje celebro não só a maternidade, mas tudo o que ela me ensinou: o poder da dedicação, da paciência e do amor sem medidas. Ser mãe da Liz e da Ísis é minha motivação diária e a fonte da minha força. Tudo o que aprendo com elas, levo para o meu trabalho. Exerço minha função com responsabilidade, zelo e cuidado — valores que também definem o que é ser mãe”, conta.

Mais integrada à equipe

Para Anny Karoline de Morais, que atua há dois anos na área de EHS da Mirante, ser mãe despertou uma nova sensibilidade no ambiente de trabalho.

“A maternidade me mostrou que prestar mais atenção no ambiente de trabalho faz a diferença. Hoje, só de olhar sei quando alguém da minha equipe não está bem. A parte mãe fala mais alto nessa hora para eu ficar atenta”, afirma Anny Karoline de Morais, há dois na área de EHS da Mirante.

Ela reconhece que equilibrar as responsabilidades não é fácil. “Quando se tem apoio da liderança e do próprio time de trabalho, tudo flui de forma positiva”, diz.

Mães além da conta

“Ser mãe além da conta é transformar cada gesto em carinho, cada tarefa em cuidado, e cada desafio em oportunidade de crescer — em casa e no trabalho. Por isso, me orgulho da mulher que me tornei: uma profissional comprometida, uma esposa dedicada e, acima de tudo, uma mãe que ama além de tudo e de todos os limites”, afirma Valéria.

“Ser mãe me mostrou a olhar de uma forma mais carinhosa para ter o equilíbrio em ser justa para analisar e cobrar quando for necessário; saber que sempre vou ser porto seguro para os meus filhos, mas que tenho que deixá-los fazerem as próprias descobertas”, pontua Anny.

O que importa é estar presente

Keila do Vale Nogueira, do atendimento ao público da Águas de Holambra (SP), compartilha sua visão realista e acolhedora sobre os desafios da maternidade.

“A vida de uma mãe é repleta de desafios e responsabilidades, trabalhar em casa, trabalhar fora exige muito, é fundamental reconhecer que não é possível ser perfeita em todos os aspectos e que está tudo bem cometer erros ou não conseguir dar conta de tudo em alguns momentos, mais o que importa mesmo é está sempre presente”, diz.