A recente divulgação do Censo 2022 pelo IBGE revelou um dado expressivo: o Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que corresponde a 1,2% da população. No estado do Rio de Janeiro, mais de 1,5 milhão estão em idade ativa para o trabalho. De olho nesse cenário, a Águas do Rio — concessionária da Aegea — deu um passo importante para transformar a inclusão em realidade.
Há um ano, a empresa contratou um grupo de profissionais com TEA e passou a implementar ações concretas para promover um ambiente mais empático, acessível e produtivo. A iniciativa integra o programa de diversidade da Aegea, empresa referência no setor de saneamento no Brasil, que tem como compromisso refletir a pluralidade da sociedade nas suas equipes.
“Incluir pessoas autistas no mercado de trabalho vai além da responsabilidade social. É uma escolha estratégica que estimula a inovação, amplia visões e enriquece as soluções. Por isso, é fundamental garantir qualificação e oportunidades reais de crescimento”, afirma Alexandre Bianchini, vice-presidente de uma das regionais da Aegea.
Ambiente preparado e escuta ativa
Antes mesmo da contratação, a Águas do Rio investiu em treinamentos com gestores e equipes, além de adaptar os espaços de trabalho com apoio de uma consultoria especializada. Medidas simples, como disponibilização de abafadores de som, uso de óculos escuros e ambientes silenciosos, fizeram grande diferença na rotina de profissionais como Pablo Pelegrino, Irlana Pimentel e Henrique Lima.
“Sou sensível a estímulos visuais e sonoros. Os ajustes permitiram que eu mantivesse o foco e me sentisse acolhido”, relata Pablo, que atua na área de Comunicação. Ele e os colegas trabalham em regime híbrido, o que contribui para o bem-estar e produtividade.
Irlana, que está no setor de Recursos Humanos, destaca o impacto positivo da empatia. “Compreender minhas necessidades, como a hipersensibilidade à luz, foi essencial para o meu desempenho.”
Na área de Tecnologia da Informação, Henrique valoriza a comunicação aberta. “Tenho hipersensibilidade ao toque. Poder expressar isso com naturalidade e ser respeitado é transformador.”
Caminhos para o futuro
A experiência da Águas do Rio demonstra que ambientes mais inclusivos beneficiam a todos. A iniciativa vai ao encontro do compromisso da Aegea com a construção de um legado social positivo nos territórios onde atua, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar. Ao abrir espaço para o talento e a diversidade, a Aegea reafirma que o desenvolvimento sustentável também passa pela escuta, pela adaptação e, principalmente, pelo respeito.