Durante anos, moradores de regiões altas de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, viveram uma rotina de escassez. Baldes, ladeira acima, ladeira abaixo, em busca de um recurso básico: a água. Essa realidade começou a mudar com a instalação de sistemas de bombeamento (boosters) realizados pela Águas do Rio, que já beneficiaram mais de 2.500 pessoas nos bairros de Almerinda, Rocha e Sacramento.
Mais água, menos sofrimento
A pedagoga Joelma Oliveira, moradora do bairro Almerinda, contou que a vida mudou após a chegada do sistema.“Era um sufoco. Hoje, com a bomba, está bem melhor. A água voltou com mais frequência. É dignidade chegando para a gente.”
O mesmo sentimento é compartilhado por Alcine da Silva, aposentado, que antes dependia de caminhões-pipa.“Antes, não tínhamos nada aqui. Hoje, a água chega na minha caixa. Essa bomba foi mandada por um anjo.”
Avanço contínuo no Leste Fluminense
A implantação dos boosters faz parte de um plano maior que prevê, até o fim de 2025, a instalação de 69 novos equipamentos nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Saquarema e Tanguá. Só em São Gonçalo, serão 51 novos sistemas. Com isso, mais de 160 mil pessoas passarão a ter acesso regular à água tratada.
O diretor-executivo da Águas do Rio, Diogo Freitas, reforça a importância dos investimentos. “Estamos destinando mais de R$ 10 milhões para esses sistemas, garantindo que a água chegue a locais historicamente afetados pela falta de abastecimento”.
Soluções que melhoram a vida
Além dos boosters, a Águas do Rio vem atuando na expansão e modernização das redes de água e esgoto, com instalação de válvulas inteligentes, substituição de tubulações antigas, e sistemas de controle de pressão e vazão.
São ações concretas que levam saúde, conforto e esperança a milhares de pessoas — mostrando que o saneamento transforma realidades.