COP30: viagem imersiva pela transformação do saneamento na Amazônia

COP30: viagem imersiva pela transformação do saneamento na Amazônia
Texto: Raiana Coelho

A transformação social e ambiental promovida por meio do saneamento é o tema da experiência imersiva no estande da Águas do Pará na Green Zone, em Belém. A unidade da Aegea, empresa apoiadora da COP30, apresenta por meio da realidade virtual em 3D os cases amazônicos da Companhia referência no setor privado de saneamento básico no Brasil.

Visitantes do mundo todo podem ver como o acesso à água e esgoto tratados promovem inclusão sanitária e redução de desigualdades, trazendo benefícios à saúde e preservação ambiental.

Saneamento na maior comunidade em palafitas da  América Latina

É o caso da Vila da Barca, em Belém, uma das maiores comunidades sobre palafitas da América Latina, onde desde setembro os moradores contam com serviço de água potável, após obra realizada em apenas três meses pela Águas do Pará. Até abril de 2026, a comunidade também terá esgoto coletado e tratado.

A adaptação de engenharia, que utiliza de redes aéreas, vem de uma experiência bem-sucedida da Aegea em Manaus, no Beco Nonato, uma área de palafitas onde parecia impossível chegarem os serviços e que foi a primeira da capital amazonense a ter acesso às redes suspensas de água e esgoto.

O projeto tornou-se referência internacional, recebendo, em 2019, o prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento (ONU/Pacto Global).

Imersão que liga as palafitas de Manaus às de Belém

No estande da Águas do Pará, tudo isso pode ser visto por meio de uma experiência imersiva, como sentar-se em uma embarcação amazônica real e fazer um passeio virtual, vivenciando a transformação das comunidades, no maior investimento em saneamento da história da Amazônia Legal.

“Mais do que apenas apresentar dados, queremos que o visitante veja e sinta a transformação que o tratamento de água e esgoto proporcionam. Trouxemos para a COP30 cases de sucesso para mostrar que o saneamento é uma alavanca para reduzir a vulnerabilidade social, contribuindo para uma comunidade mais saudável”, comenta André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.

Universalização dos serviços em Barcarena

Outro destaque é a experiência bem-sucedida em Barcarena – primeira cidade do Pará a garantir acesso universal à água tratada e à coleta e tratamento de esgoto, antecipando em oito anos o cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento.

A Aegea também terá eventos para convidados na Casa Esfera, em Belém, abordando o projeto de acesso universal à água e esgoto executado na cidade de Barcarena.

Se você estiver na COP30, o estande da Águas do Pará fica no Parque da Cidade (Green Zone), com entrada livre e gratuita pelo Portão 9.

Saiba mais sobre a participação da Aegea no maior evento global sobre mudanças climáticas na matéria a seguir.