Mais inclusão e diversidade em 2026 com comitês do Respeito Dá o Tom

Mais inclusão e diversidade em 2026 com comitês do Respeito Dá o Tom
Texto: Maria Tereza Wassermann

O ano de 2026 começa com energia renovada e a convicção de sempre para o Respeito Dá o Tom. Diversidade e equidade racial e de gênero na Aegea  não são apenas valores, são pilares estratégicos para o futuro da Companhia.

O RDT entra em um novo ciclo impulsionado por aprendizados sólidos, reconhecimento externo e, sobretudo, pela força coletiva dos Comitês Locais e de cada colaborador espalhado pelos muitos Brasis onde a Aegea atua.

Comitês Locais: protagonistas na construção de uma cultura inclusiva

Em 2025, o Respeito Dá o Tom mostrou, na prática, como uma agenda bem estruturada ganha vida no cotidiano. “Para que ações de letramento e sensibilização aconteçam nos quatro cantos do Brasil onde atuamos, o trabalho dos Comitês Locais é fundamental. E eles são incansáveis! As lideranças desses Comitês absorvem conteúdos e formações oferecidos pelo programa e têm a missão de traduzir tudo isso para suas realidades, sem perder a essência das mensagens-chave”, define Marina Rodrigues, gerente de Sustentabilidade do Instituto Aegea.

Essa atuação próxima dos territórios foi essencial para amadurecer diálogos, sensibilizar equipes e fortalecer uma cultura mais humana e inclusiva. As vozes dos Comitês Locais traduzem esse impacto.

Em cada localidade onde estão presentes, os comitês têm ampliado a escuta, trabalhado fortemente no engajamento das lideranças e colaboradores e criando iniciativas para consolidar a cultura de valorização da diversidade e de promoção da inclusão. Como diz Luana Maciel, liderança do Comitê Local de Santa Catarina, “diversidade e equidade exigem atenção contínua, sair do automático e revisitar comportamentos.” 

Reconhecimento e alinhamento com as melhores práticas

Essa energia de movimento e evolução constante se repete em cada localidade, cada comunidade em que a Aegea está presente, e ganhou ainda mais força com os recentes reconhecimentos importantes para a Companhia. “A certificação IEER (Índice ESG de Equidade Racial, do Pacto de Promoção de Equidade Racial), concedida no final de 2025, após auditoria externa, validou com nota A nossos procedimentos, políticas e resultados do RDT”, destaca Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

Prêmios e selos reforçam que o caminho trilhado está alinhado às melhores práticas de mercado e à agenda ESG da empresa.

Olhando para 2026, o compromisso do RDT é avançar. Fortalecer ainda mais a presença de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança, ampliar letramentos, atrair e reter talentos diversos, apoiar os Comitês Locais e fomentar iniciativas para gerar desenvolvimento nas comunidades atendidas pela Aegea são prioridades claras.

Mais prosperidade compartilhada e conexão com as pessoas

Para Fabianna Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas da Aegea, “nosso propósito é levar cada vez mais prosperidade compartilhada a todo o território nacional, contribuindo de forma responsável e cooperativa para ampliar resultados e apoiar trajetórias de autonomia e desenvolvimento”.

Já Radamés Casseb, CEO da Aegea, reforça: “o caminho é aprofundar o que funciona, conectar mais pessoas e expandir o impacto para além dos muros da empresa. O Respeito Dá o Tom não é um projeto paralelo, mas parte da identidade que estamos construindo juntos”.

O Respeito Dá o Tom é um movimento vivo, construído todos os dias por quem acredita que saneamento também é dignidade, equidade e futuro. Em 2026, seguimos juntos, com energia renovada, inovação e crescimento, fortalecendo uma cultura onde o respeito guia decisões, relações e impactos positivos para dentro e fora da Aegea.