Melhorias e obras que mudam para melhor a vida de moradores no Rio

Vidigal Rio

A comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio, fica em um dos pontos mais altos do morro. Um local onde não havia saneamento básico adequado, mas, mesmo assim, aproximadamente 100 pessoas viviam ali.

O fornecimento de água era precário e o esgoto despejado in natura pela encosta da pedra chegando até o mar. Uma realidade que está mudando com a chegada da Águas do Rio (RJ).

Trabalho para deixar a falta de água no passado

Foram implantados 130 metros de rede de água e 30 metros de rede de esgoto. A obra na Rua Padre Artola é sinal de esperança para a dona de casa Iranete Moura, moradora há oito anos na região, pois vai garantir uma melhora na qualidade de vida. Ela conta que sua família sempre sofreu com problemas de falta de água.

“Este é um ponto bem complicado e difícil. Ficávamos sem água até para lavar uma louça, lavar a roupa, dar banho em nossos filhos. Também passamos por muitos momentos de dificuldade com a qualidade da água que conseguíamos. Espero que isso seja passado com a Águas do Rio”, relata Iranete.

Melhorias nas redes de água e esgoto

Desde que a concessionária Águas do Rio assumiu a operação, em novembro de 2021, foram implantados no Vidigal mais de 150 metros de extensão de rede de água e feita a instalação de 10 registros, melhorando o abastecimento da comunidade. 

Outra preocupação é com o destino do esgoto descartado de forma inapropriada e que muitas vezes chega até o mar sem tratamento. Por isso, foram instalados mais de 60 metros de rede de esgoto e executada a reforma de 30 poços de visita, com a substituição de 20 tampas danificadas.

As equipes da concessionária também fizeram a limpeza do sistema alternativo do esgoto bruto ou tomada de tempo seco, que corre na canaleta de águas pluviais, de onde foram retirados mais de 50 sacos de lixo e dejetos de esgoto.  Ao todo mais de 300 famílias já foram beneficiadas na região.

Reservatório volta a funcionar com capacidade total

Do outro lado da cidade, na Zona Norte, mais de 80 mil pessoas do Engenho de Dentro, Méier, Abolição e Pilares estão sendo beneficiadas pelas melhorias da Águas do Rio.

Com capacidade para  armazenar 20 milhões de litros de água, o Reservatório Monteiro de Barros estava funcionando com capacidade reduzida.

Para resgatar a capacidade total do reservatório e aumentar a segurança do sistema de distribuição de água, a concessionária  trocou os equipamentos de grandes diâmetros que não estavam com sua potencialidade total. 

Foi necessário interromper o abastecimento de água que chega pela Adutora Henrique de Novaes. As equipes, então, aproveitaram a parada para trocar também uma válvula no registro da adutora.

Manutenção preventiva

A paralisação para a manutenção preventiva envolveu mais de 30 técnicos e foi feita antes do problema acontecer, o que poderia impactar ainda mais a população, segundo Elisa Ribeiro, diretora-executiva da Águas do Rio.

Foram feitas melhorias também na Adutora Henrique de Novaes,  responsável pela distribuição de água para bairros do centro e da zona sul.

No Maracanã, equipes aproveitaram a parada do abastecimento para realizar a troca de um registro que estava inoperante na elevatória. Ela abastece os Reservatórios Bispo e Francisco Sá, localizados no bairro, e as elevatórias do Salgueiro e Morro do Cruz.

A instalação da nova peça garante melhor desempenho operacional da estação, que passará a operar com três bombas em sistema de rodízio, reduzindo assim o desgaste nos equipamentos e manutenções recorrentes.

Claudinei Dumke Rio

Abastecimento restabelecido em duas regiões

A instalação de duas bombas em Itaboraí solucionou o problema crônico de falta d’água em duas regiões: Condomínio José de Anchieta II e Venda das Pedras. A melhoria no sistema de abastecimento beneficiou mais de 2.750 moradores.

Foram feitos estudos para detectar o problema e chegar ao resultado definitivo. O diagnóstico da rede que abastece o local envolveu a  sondagem de um registro próximo à região para verificar a pressão, teste de válvulas, entre outras ações.

Após todas as alternativas, a bomba foi a solução efetiva para levar o serviço aos moradores, conforme explica o supervisor de Operações da Águas do Rio, Márcio Bispo. A ação resolve um problema de desabastecimento que durava 15 anos.

Solução para cerca de 1.600 moradores

“Somos cerca de 1.600 moradores, tivemos muitas conversas e nada foi resolvido no passado. Já ficamos mais de três meses sem água. Quando a Águas do Rio assumiu, percebemos o empenho dos funcionários e, em seguida, veio a solução. Agora quando eu ando pelas ruas, as pessoas me param para falar que estão muito felizes com a água”, conta o síndico do condomínio, Adriano Rosendo.