Acesso ao saneamento como processo de transformação social

Rodrigo Glocal Aegea

Tive o prazer de organizar os maiores eventos de água, e saneamento de uma forma geral, do Brasil. A água é muito comum para quem tem, mas a partir do momento que a pessoa não tem a água disponível em sua torneira, se criam barreiras sociais, econômicas, de acesso, que são muito complexas para serem entendidas e resolvidas. 

É uma dor tão grande que precisamos, com urgência, resolver as lacunas do acesso aos serviços tão essenciais. É uma questão de formação, de termos as futuras gerações com acesso ao saneamento como elemento mínimo de vida e dessa tradução toda das relações dele com o meio ambiente, com a sustentabilidade e todos os seus benefícios.

Na minha leitura, garantir o acesso à água e ao esgoto tratados é dar às pessoas as condições mínimas de subsistência, condições mínimas de vida. Como esse tema hoje permeia a sociedade, as pessoas querem saber sobre água, as pessoas querem saber sobre saneamento, temos que começar pela educação de uma criança – se você toca o coração de uma criança, faz com que ela pense sobre isso, desperta as grandes transformações.

O bom comportamento em relação à água, ao esgoto, ao descarte correto, aí está a origem de tudo. E aquilo que a gente busca aqui na Glocal Experience é isso – tocar o coração das pessoas, fazendo com que se sintam as verdadeiras empreendedoras em casa, das grandes ações.

Se a minha filha falar para eu usar menos água para fazer a barba, eu certamente vou atender. É essa transformação que a gente precisa, não para a economia de água, mas para o nosso comportamento em relação à água, ao esgoto, ao planeta como um todo.

*Rodrigo Cordeiro é diretor-geral da Glocal Experience, maior evento de sustentabilidade do ano no Rio, que acontece até o dia 17 de julho na Marina da Glória (RJ).

Mais informações sobre o evento e a programação: glocalexperience.com.br