As águas calmas que banham São Pedro da Aldeia podem receber mais um reconhecimento de qualidade. O município foi aceito para adesão ao Programa Bandeira Azul, considerado um símbolo internacional para a gestão do meio ambiente.
A Praia das Pedras de Sapiatiba, localizada no bairro Praia Linda, é a primeira de laguna hipersalina a participar do processo de certificação. O município tem agora dois anos para adequar a infraestrutura e os serviços necessários para atender aos critérios.
O projeto, elaborado pela prefeitura, teve a participação do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), do Instituto Escola do Mar e da Prolagos. Envolve as secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Obras e Desenvolvimento Urbano, Educação e Segurança e Ordem Pública, por meio da Defesa Civil.
Maior proteção ambiental dos recursos hídricos
O objetivo da iniciativa é elevar o grau de conscientização de toda comunidade, com incentivo à proteção ambiental dos recursos hídricos e da costa, além de promover a resolução de conflitos e o turismo sustentável.
Está em fase de estudo um projeto para construção de um receptivo no local que ofereça a estrutura adequada com acessibilidade para os visitantes. Outros investimentos serão feitos pela Prefeitura Municipal.
A Prolagos vai continuar investindo no saneamento da cidade, o que vai melhorar ainda mais a qualidade da água da Lagoa de Araruama, que banha a Praia das Pedras de Sapiatiba.
O reconhecimento que a Bandeira Azul traz ao município é de grande relevância para o desenvolvimento da cidade. “A divulgação fortalece nosso turismo e gera mais empregos”, afirma o prefeito Fábio do Pastel.
Análises mostram boa qualidade da água
“Já realizamos a análise de cerca de 30 amostras de diversos pontos da Praia das Pedras de Sapiatiba e todas foram excelentes com zero pontos de lançamento de esgoto. Quando chegarmos a 80 análises, elas serão vistoriadas pelos júris nacional e internacional. Continuamos com as ações para desenvolver ainda mais a sustentabilidade nas praias de nosso município”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.
As análises apontam também níveis excelentes da água da Lagoa de Araruama. “A laguna poluída foi uma realidade durante um período, mas hoje temos uma qualidade excelente de balneabilidade e o certificado da Bandeira Azul será mais uma comprovação do que temos apresentado há quase dois anos. A laguna está translúcida e maravilhosa”, disse a secretária de Turismo, Andrea Tinoco.