Portas Abertas é dica de programa de férias em Santa Catarina

Portas Abertas é dica de programa de férias em Santa Catarina
Texto: Adão Pinheiro e Joana Gall

Mais de 200 visitantes conheceram as instalações da Águas de Bombinhas, em Santa Catarina, no ano de 2023, por meio do Portas Abertas, programa implementado em várias unidades da Aegea.

Já a Águas de São Francisco do Sul, recebeu 125 pessoas por meio do programa. A iniciativa apresenta as concessionárias para pessoas das comunidades. Todos podem participar.

Visitas às instalações da empresa com instrução de qualidade

O Portas Abertas oferece visitas guiadas às instalações da empresa, incluindo estações de tratamento de água (ETA) e outras unidades. As visitas são agendadas e organizadas pelo setor de Responsabilidade Social das concessionárias. Os profissionais da empresa recebem os visitantes e os conduzem por uma imersão na rotina do saneamento básico do município.

“Nosso objetivo é proporcionar uma visita instruída e de qualidade, de maneira que os visitantes possam aprender sobre nosso trabalho e entender todo o processo que envolve o tratamento da água e esgoto”, explica Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelo programa na Águas de Bombinhas.

Aprender mais sobre saneamento básico

O programa é uma oportunidade de aprender sobre o saneamento básico e sobre a importância da água e do esgoto tratados. As visitas também contribuem para promover a conscientização ambiental e para incentivar o uso racional dos recursos naturais.

Para o meio ambiente, o programa contribui para a redução dos impactos ambientais do saneamento básico. Ao conhecer o processo de tratamento da água e do esgoto, os visitantes podem entender a importância da preservação dos recursos naturais e da adoção de práticas sustentáveis.

Fortalecimento do relacionamento entre a empresa e a comunidade

“O Portas Abertas é uma forma de abrir as portas da concessionária para pessoas de diferentes instituições que desejam conhecer as instalações, como estações de tratamento de água e esgoto, entre outras. Para nós,  é sempre bom receber visitantes para aprofundar o conhecimento sobre saneamento e esta relação entre a comunidade e a empresa”, explica Alex Schwabe, analista de Responsabilidade Social da Águas de São Francisco do Sul.

Entre os visitantes que participaram do programa em 2023, estavam estudantes do ensino fundamental, médio, universitários, professores, representantes de associações e órgãos públicos.

Para programar uma visita, basta entrar em contato com as áreas de Responsabilidade Social das unidades da Aegea e agendar.

Pular para o conteúdo