Um dos fatores importantes para o avanço do saneamento no país, frente Às demandas de investimentos necessários, é o desenvolvimento da cadeia de suprimentos. Para fortalecer o relacionamento com os seus fornecedores e ampliar as parcerias, nacionais e internacionais, a Aegea vem realizando uma série de ações.
Fornecedores conhecem a realidade do saneamento
Muitos deles não conheciam uma comunidade, nem mesmo sabiam como funciona uma operação de saneamento na prática. Comercializando tubos, conexões, hidrômetros e outros produtos que fazem os serviços de água e esgoto acontecerem, deixaram seus escritórios para ver de perto o uso e aplicação deles.
O Encontro de Fornecedores aconteceu em 14 de setembro na Águas do Rio (RJ). Representantes de diversas empresas com as quais a Aegea tem contrato de fornecimento de longo prazo se apresentaram, trocaram informações e conheceram melhor a operação da Aegea.
Conhecendo as tecnologias aplicadas no dia a dia
Nas grandes telas do Centro de Operações Integradas da concessionária, viram a tecnologia que monitora, em tempo real, 24 horas por dia, o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto nas 27 cidades onde a Águas do Rio atua.
Sérgio Braga, diretor-administrativo da Águas do Rio, falou dos investimentos feitos que estão transformando vidas, como as de 250 mil pessoas que passaram a receber água tratada pela primeira vez.
Integridade e boas práticas ESG
O presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, que estava em evento na ONU, em Nova Iorque, falou por vídeo do trabalho com a população mais vulnerável que acontece no Rio e em outras unidades da empresa. Explicou como a Aegea investe nas práticas ESG.
Os fornecedores também ouviram a importância dada pela Aegea ao tema de compliance, com o gerente-executivo de Integridade, Maurício Stella Mussi. Ele apresentou o Programa de Compliance da Aegea, que busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades, estendido aos parceiros e fornecedores.
Cadeia de suprimentos: ajudando os avanços do setor de saneamento
O coordenador de Estratégias e Gestão em Suprimentos, Gustavo Zambeli, apresentou o Manual de Fornecedores, que traduz as diretrizes organizacionais (DO), e do fortalecimento do relacionamento entre eles e a empresa.
Um momento de muito aprendizado e emoção para os participantes do encontro foi a visita à Comunidade Barreira do Vasco. Conheceram moradores que atuam na Águas do Rio, ouviram os desafios, as soluções e investimentos que vêm sendo feitos para sanear o local onde vivem.
“Foi uma experiência muito rica, os fornecedores se emocionaram em ver, na prática, as caixas de esgoto, os hidrômetros e muitos outros produtos em uso pelas equipes da Águas do Rio. Fica mais fácil entenderem as necessidades do saneamento e esse fortalecimento no relacionamento vai facilitar também a superação dos desafios da área de suprimentos, ajudando o saneamento no país avançar com a agilidade necessária”, afirma Luciana Costa, coordenadora de Suprimentos da Aegea.
Visita de empresários alemães à ETE Alegria
O plano de parcerias estratégicas da Aegea incluiu a visita de empresários alemães à Estação de Tratamento de Esgoto Alegria, da Águas do Rio (RJ), unidade da empresa no Rio de Janeiro, em 25 de setembro. Os representantes das 15 empresas da Alemanha estiveram no Brasil participando de uma missão empresarial organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.
O projeto é parte da Iniciativa de Exportação de Tecnologias Ambientais, financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Ações Climáticas (BMWK), e tem como objetivo proporcionar às empresas alemãs conhecimento e networking nas áreas de saneamento (captação, tratamento e coleta de água e efluentes) e de gestão de recursos hídricos.
Memorando de entendimento com o Governo Britânico
Em 29 de setembro, foi assinado com o Governo Britânico um memorando de entendimento, MoU, na sigla em inglês. O documento firma parcerias entre o Brasil e o Reino Unido com foco em eficiência energética e perdas de água.
Facilita ainda a troca de experiências e compartilhamento de informações sobre resiliência hídrica. O objetivo da parceria é também identificar empresas britânicas que possam contribuir com o fornecimento de suprimentos para alavancar o saneamento no Brasil.
Parceria com aprendizados mútuos
“Essa parceria será muito importante para aprendizados mútuos e para impulsionar projetos no setor de saneamento no Brasil. Estamos sempre em busca de possibilidades de cooperação com foco em inovação, conhecimento e aplicação de novas tecnologias ainda mais sustentáveis para o negócio”, afirma Claudia Piunti, diretora Administrativa da Aegea.
O memorando foi assinado pelo comissário de Comércio de Sua Majestade para a América Latina e Caribe e cônsul-geral Britânico de São Paulo, Jonathan Knoff, pelo CFO da Aegea, André Pires, pelo diretor de Engenharia da Aegea, Fernando Humphreys e gerente de Suprimentos da Aegea, Marina Tiso.