Acordo assinado entre Águas do Rio e Elera Renováveis vai garantir a autoprodução de energia solar, um marco decisivo em direção à sustentabilidade. A partir de 2024, a Águas do Rio irá suprir 75% de seu consumo energético por meio deste projeto.
Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a iniciativa reflete o comprometimento da companhia com a eficiência energética na prestação de serviços de água e esgoto. As usinas que integram o projeto já estão integralmente implantadas e fazem parte do maior complexo fotovoltaico em operação em todo o Brasil, localizado em Janaúba (MG).
Capítulo importante na história da energia sustentável no país
Da potência total de 1,2 GWp, a Águas do Rio ocupará, 120 MWp, aproximadamente 10% da produção de todo o complexo. Atualmente, o consumo de energia na concessionária é feito por geração distribuída, com parques solares focados em equipamentos menores e próximos da fonte energética; e por meio do mercado livre de energia, voltado para os sistemas maiores.
“É um importante capítulo na história da energia sustentável no país. Estamos orgulhosos de estarmos juntos neste momento tão transformador”, afirma Emerson Rocha, gerente de Gestão de Energia e Eficiência Energética da Aegea.
Compromisso da Aegea com a sustentabilidade e eficiência energética
De acordo com o gerente, a iniciativa reforça o comprometimento da empresa com a eficiência energética e sustentabilidade, contribuindo para um sistema de saneamento mais eficaz e ambientalmente consciente. Para ele, o setor é um dos grandes consumidores de energia hoje e requer ações estruturadas para evoluir na eficiência das contratações no mercado livre de energia.
Na Aegea, 97% da energia consumida nas unidades provém de fontes renováveis. A empresa se comprometeu com a redução de 15% do consumo de energia até 2030 com a emissão dos SLB, os Sustainability-Linked Bonds, operação inédita no setor.