Compromisso da Aegea com sustentabilidade rende Selo Ouro

aegea_ouro

Todos os anos, o Programa Brasileiro GHG Protocol, uma ferramenta importante para quantificar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa de uma empresa, analisa os inventários das organizações cadastradas que têm interesse em participar. 

Em 2022, os inventários de gases da Aegea não só passaram a fazer parte da plataforma do programa como foram validados com o Selo Ouro, a mais alta categoria entre os relatórios. A validação com o selo é uma conquista de toda a Aegea, após aderir como membro do programa, em 2022.

Debate sobre a neutralidade climática

Em 17 de outubro, em evento do Programa Brasileiro GHG Protocol, foi feita a formalização e a publicação dos inventários no Registro Público de Emissões. O evento reuniu especialistas para um debate sobre os desafios rumo à neutralidade climática em 2050, transmitido pelo Youtube e links específicos. 

Foram meses de trabalhos liderados pelas áreas de Engenharia e EHS com o apoio de Relações com Investidores, diretoria de Sustentabilidade e Instituto Aegea, entre outros departamentos da Aegea.

“Avaliar o andamento da companhia frente aos pilares ESG está no DNA da Aegea. O esforço dos muitos setores da companhia que se mobilizaram para elaborar o inventário resultou em um reporte transparente, completo e submetido à auditoria independente, que nos mostra caminhos para uma atuação ainda mais sustentável”, afirmou Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da Aegea. 

Conhecendo melhor as fontes de emissão

Segundo ele, a partir dos dados da elaboração do inventário 2021 (base 2020), se pôde conhecer melhor as fontes de emissão de gases da Aegea. Foram analisados os processos de tratamento de água e esgoto, a combustão móvel e a estacionária, emissões fugitivas, mudança de uso do solo, uso da energia elétrica, entre outros. 

Os dados do inventário são ratificados pela KPMG, uma das maiores empresas do mundo em auditoria de alta qualidade. Visando a certificação, as áreas internas da Aegea construíram também os dados de 2022 (base 2021). 

Dados certificados

Eles foram validados novamente pela KPMG e certificados pelo Bureau Veritas, líder internacional de certificação em normas, acreditado pelo Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. 

“Dessa forma, atendemos a todos os padrões exigidos pelo Programa Brasileiro GHG Protocol e obtivemos o Selo Ouro. Esta classificação em muito nos ajudará, especialmente nas avaliações por empresas de rating”, afirma Édison Carlos.

Mais sobre o Programa Brasileiro GHG Protocol

É uma ferramenta que reúne padrões, orientações e treinamentos que permite mensurar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa de uma empresa ou governos. Foi adaptada ao contexto brasileiro em 2008 pelo FGVces, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV. 

Além de serem publicados no Registro Público de Emissões, o maior banco de dados de inventários corporativos da América Latina, os  relatórios produzidos para o programa são usados pelas empresas para dar transparência aos controles de suas emissões e apoiar os programas internos a uma melhor gestão das emissões de carbono.  

Quais são os gases GHG

Os GHG são internacionalmente reconhecidos como gases de efeito estufa, regulados pelo Protocolo de Kyoto. Entre eles estão o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hexafluoreto de enxofre (SF6) e duas famílias de gases, hidrofluorcarbono (HFC) e perfluorcarbono (PFC).

Pular para o conteúdo