Por meio da Ordem de Início de Operação, assinada junto à Sanepar, a Companhia de Saneamento do Paraná, em Curitiba, a Ambiental Paraná assumiu a prestação dos serviços em 16 municípios da Microrregião Centro-Litoral do estado.
A assinatura formaliza a transferência operacional e das estruturas dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, que a partir de agora serão de responsabilidade da Ambiental Paraná, sob fiscalização da Sanepar. O contrato prevê a prestação de serviços pelos próximos 24 anos.
Termina fase da operação assistida
Durante 90 dias, após a assinatura do contrato, os colaboradores da empresa da Aegea acompanharam as atividades relacionadas à operação, então desempenhadas pela Sanepar.
Os serviços incluem a coleta e tratamento de esgoto nas cidades atendidas, no período considerado como operação assistida.
Objetivo é acelerar as obras de esgotamento sanitário
Para a diretora-presidente da Ambiental Paraná, Bruna Buldrini, estruturar e preparar a empresa para esse momento foi um grande aprendizado.
“Assumir a operação nessas cidades é uma responsabilidade muito grande. A Sanepar tem sido uma grande parceira desde a nossa chegada, contribuindo para a construção dessa nova fase, que tem como principal objetivo acelerar as obras de esgotamento sanitário na região, para atender às metas previstas no Marco Legal do Saneamento”, afirma.
Equipes atuando em várias frentes de trabalho
A mobilização e a capacitação das equipes foram primordiais para o cumprimento do prazo do início de operação, segundo o diretor-executivo da Ambiental Paraná, Rafael Fendric.
“Nós assinamos o contrato em um período que envolvia o final de ano e fizemos uma força-tarefa junto à Sanepar para que conseguíssemos atender os requisitos necessários para iniciarmos nossa operação”, afirma.
“Nossas equipes estão em campo em diversas áreas, trabalhando de maneira conjunta para atender o contrato e a população”, ressalta.
Serão R$ 1,1 bilhão em investimentos
A Ambiental Paraná vai investir R$1,1 bilhão em obras de infraestrutura e melhorias no sistema de esgotamento sanitário durante os 24 anos de contrato.
Mais de mil quilômetros de redes, 180 elevatórias e 12 estações de tratamento de esgoto serão executadas, atendendo um total de mais de 600 mil pessoas.
Serão atendidas as cidades de Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul.