Córrego Limpo tem melhor índice de qualidade da água desde 2010

Córrego Limpo tem melhor índice de qualidade da água desde 2010
Texto: Jefferson Gonçalves e Rosiney Bigattão

Passar pela avenida Ricardo Brandão, que atravessa Campo Grande (MS) no sentido leste-oeste, é um presente. As paineiras floridas são uma explosão de cores e beleza. 

Refletidas nas águas do Prosa, córrego que até 1910 fornecia água para abastecer a cidade, ficam ainda mais exuberantes. A boa notícia é que o córrego, canalizado em sua grande parte, vem apresentando melhoria na qualidade da água.

81% dos córregos com água de boa qualidade

A melhora é visível e já atrai peixes, cágados, capivaras e cutias, segundo relatos de moradores, ouvidos pelo Campo Grande News. O Prosa não é um caso isolado: na capital de Mato Grosso do Sul, 81% dos córregos tem boa qualidade de água.

É o melhor índice desde 2010. A informação é do Programa Córrego Limpo, feito pela Águas Guariroba em parceria com a prefeitura de Campo Grande. O relatório divulgado em março deste ano é referente ao ano de 2023.

Foram feitas 6.600 vistorias e análises trimestrais

O monitoramento é feito em 83 pontos da cidade. No ano passado, as equipes realizaram 6.600 vistorias e 1.195 notificações foram emitidas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

São feitas análises trimestrais e a qualidade da água é classificada como ótima, boa, regular, ruim e péssima. Um dos destaques divulgado no relatório deste ano foi o aumento de 22% na classificação boa e uma redução de 16% na ruim.

Maior conscientização sobre importância do esgoto

Os resultados do índice de qualidade da água ficam expostos aos moradores em placas informativas ao longo dos córregos. Elas contêm um QR Code que leva diretamente ao site com os dados completos sobre a análise dos córregos feita pelo Programa Córrego Limpo.

Segundo Fernando Garayo, gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba, a melhoria na qualidade da água dos córregos está ligada à maior conscientização da população em se conectar corretamente na rede de coleta e tratamento de esgoto.