Colaboradores da Águas Guariroba também assinaram a carta de compromisso com redução de acidente de trabalho. A ação faz parte do projeto de fomento à Cultura de Segurança em todas as unidades da Aegea.
A carta foi assinada por mais de 800 colaboradores de setores operacionais e administrativos, que se comprometeram a preservar vidas em suas rotinas de trabalho, por meio do respeito às Regras de Ouro de Segurança.
Durante a ação, os colaboradores assistiram a uma palestra com demonstrações de situações de risco e orientações para preservar a segurança no ambiente de trabalho, ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho, Diego Teles da Silva, e pelo gerente regional de saúde e segurança do trabalho, Sérgio Laraia.

Encontro Regional mostra responsabilidade de líderes
Para ampliar a campanha de conscientização, a Regional 1 da Aegea, da qual a Águas Guariroba faz parte, realizou um encontro com toda a liderança das concessionárias. O consultor e especialista em Saúde Ocupacional, Ivo Neves, conduziu o evento.
Em sua palestra, reforçou que as 10 Regras de Ouro de Segurança da Aegea salvam vidas se forem seguidas à risca. Lembrou que prevenir acidentes é responsabilidade de todas as pessoas, inclusive dos visitantes e fornecedores da empresa.
“Estamos aqui para apresentar as metodologias e a estrutura desse projeto que começa hoje e é muito longo, porque tem o objetivo de mudar a cultura de toda a operação e de todos os colaboradores”, reforça o especialista.
Jornada de segurança para se tornar uma grande empresa
“Os líderes que estão aqui têm a missão, o compromisso e a obrigação de cuidar de seu time, cuidar das vidas, de zelar para que cada atividade que se envolva, se faça com segurança”, disse o vice-presidente da Regional 1, Guillermo Deluca.
“Não há nenhum motivo que justifique não atender às normas de segurança, porque dessa maneira estaremos dando uma mensagem para que todos cuidem da sua vida e das pessoas que estão ao seu redor, continuando nessa jornada de fazer da Aegea não apenas uma empresa grande, mas uma grande empresa”, pontuou.
Conheça abaixo as 10 Regras de Ouro de Segurança da Aegea.
1ª Regra: Trabalho em Altura.
“Nunca realize ou autorize o trabalho em altura superior a 2 metros sem treinamento específico.”
2ª Regra: Espaço Confinado.
“Obtenha autorização e permissão antes de iniciar as atividades em espaço confinado”.
3ª Regra: Movimentação de Cargas.
“Planeje as operações de movimentação, isole e sinalize a área”.
4ª Regra de Ouro: Serviços de Escavação.
“Assegure que há medidas de
controles para os riscos e que a área esteja isolada e sinalizada”.
5ª Regra de Ouro: Bloqueio, Identificação de Zero Energia.
“Nunca execute manutenções ou intervenções em instalações sem ter certeza de que todas as fontes de energias (elétricas e fluídas) tenham sido bloqueadas, identificadas e testadas”.
6ª Regra de Ouro: Veículos e Equipamentos Móveis.
“Para conduzir veículos e equipamentos móveis, mantenha habilitação e treinamento válidos e opere com autorização da liderança imediata”.
7ª Regra de Ouro: Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.
“Utilize todos os equipamentos de proteção (individuais e coletivos, os EPIs e EPCs) definidos para cada atividade”.
8ª Regra de Ouro: Análise Preliminar de Risco e Permissão de Trabalho.
“Somente inicie as atividades de alto risco (por exemplo: altura, espaço confinado, escavação e eletricidade) depois da Análise Preliminar de Risco (APR) e da Permissão de Trabalho (PT)”.
9ª Regra de Ouro: Comunicação de acidentes e condição insegura.
“Comunique imediatamente para a liderança direta e para a área de segurança do trabalho todo acidente ou quase acidente de trabalho, bem como qualquer condição ou prática insegura”.
10 ª Regra de Ouro: Direito de Recusa.
“Nunca realize uma atividade sem conhecer os riscos e sem cumprir todas as medidas de controle exigidas”.