Regras de Ouro de Segurança são destaque da Sipat 2023 da Aegea

Regras de Ouro de Segurança são destaque da Sipat 2023 da Aegea

Na abertura da Sipat, o CEO da Aegea, Radamés Casseb, reforçou o sentido de autorresponsabilidade que todos devem ter com a própria segurança, com a dos outros e da comunidade ao redor. Lembrou também que cuidar da segurança deve ser uma atividade constante, em todos os locais e momentos do dia a dia. Cuidar faz parte do propósito da Aegea.

“Só somos amplamente influenciadores naquilo que fazemos se nos sentirmos proprietários, é o senso de dono que nos faz sentir no comando do processo da atividade, do cuidado do ambiente, com uma posição crítica do cenário ao nosso redor. Quando se trata de segurança e integridade não podemos abrir mão, são temas fundamentais para a Aegea”, disse o CEO.

Jeito de ser Aegea expresso nas Regras de Ouro de Segurança

“Eu reconheço a Aegea pela mandala e as Regras de Ouro de Segurança colocam em prática o jeito de ser da Aegea, pois estão alinhadas aos talentos e comportamentos desejados da empresa”, disse Ivo Neves, em palestra no primeiro dia da Sipat 2023 da Aegea. Ele foi um dos convidados para falar sobre as Regras de Ouro de Segurança, tema de reflexão da semana.

“Elas salvam vidas se forem seguidas à risca, previnem acidentes, são responsabilidades de todas as pessoas, inclusive os visitantes e fornecedores da empresa. São fáceis de lembrar, simples e podem ser compreendidas por todos. E, o mais importante: são invioláveis e inegociáveis”, afirmou o palestrante.  

Nuvem de palavras expressa clareza dos conceitos

Um dos pontos fortes da palestra foi a interação com o público. Ivo Neves pediu que as pessoas que estavam assistindo escrevessem uma palavra que expressava, para elas, o sentido das Regras de Ouro de Segurança. Em poucos segundos, formou-se uma nuvem com 1051 votos e as palavras segurança, vida, prevenção, cuidado e responsabilidade no centro.

“Estou bastante surpreso, nunca vi tanta interação em tão pouco tempo. Há anos faço essa atividade com o público em minhas palestras e tenho 30, 40 ou 50 respostas. Ficou claro que vocês entenderam a essência do que buscamos. Ter segurança no centro da nuvem de palavras, rodeada por outras essenciais, mostra que vocês sairão daqui com mais musculatura para continuarem crescendo fortes”, disse. 

Levar valores da empresa para todos 

“Cuidar da segurança é a maneira de levar os valores que a Aegea acredita para canto dos territórios e comunidades onde atuamos. Quando cuidamos da segurança, a vida acontece, então vamos continuar com muito foco neste sentido para continuarmos firmes em nosso propósito de movimentar vidas”, afirmou Radamés.

Cada dia da Sipat 2023 da Aegea terá a participação de um vice-presidente regional da Aegea e um palestrante convidado, As lives serão conduzidas por representantes da área de Comunicação da Aegea e suas regionais. Na segunda, primeiro dia de evento, a live foi conduzida por Vanussa Costa, coordenadora de Comunicação Interna, Marca e Cultura da Aegea.

Mais sobre as Regras de Ouro de Segurança

As regras permitem que os colaboradores coloquem em prática o jeito de ser Aegea principalmente baseado em dois dos talentos da empresa: profissional além da conta e embaixador da saúde. Eles refletem o comprometimento da Aegea com o cuidado em prol de vidas saudáveis, felizes e plenas. 

1ª Regra: 

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO E PERMISSÃO DE TRABALHO 

Atividades de alto risco como as realizadas em altura, espaço confinado, escavação ou eletricidade só devem ser exercidas depois da Análise Preliminar de Risco e da Permissão de Trabalho. 

2ª Regra: 

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO

Todos os equipamentos de proteção (individuais e coletivos) definidos para cada atividade devem ser devidamente utilizados.

3ª Regra:

COMUNICAÇÃO DE ACIDENTES E CONDIÇÃO INSEGURA

Todo acidente de trabalho, ou quase acidente, deve ser imediatamente comunicado para a liderança direta e para a área de segurança do trabalho, bem como qualquer condição ou prática insegura. 

4ª Regra:  

VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS MÓVEIS

Para conduzir veículos e equipamentos móveis, é preciso manter a habilitação e treinamento válidos e operar com autorização da liderança imediata.

5ª Regra: 

TRABALHO EM ALTURA

Trabalho em altura superior a 2 metros não deve ser autorizado ou feito sem  treinamento específico.

6ª Regra: 

MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

As operações de movimentação devem ser planejadas e as áreas envolvidas isoladas e sinalizadas. 

7ª Regra: 

BLOQUEIO, IDENTIFICAÇÃO E ZERO ENERGIA

Manutenções ou intervenções em instalações não devem ser executadas sem a certeza de que todas as fontes de energia (elétricas e fluídas) tenham sido bloqueadas, identificadas e testadas. 

8ª Regra: 

ESPAÇO CONFINADO

Antes de iniciar as atividades em espaço confinado, obtenha autorização e permissão.

9ª Regra: 

SERVIÇOS DE ESCAVAÇÃO

Para realizar serviços de escavação, é necessário ter a certeza que há medidas de controles para os riscos e que a área esteja isolada e sinalizada.

10ª Regra:  

DIREITO DE RECUSA

Nunca realize uma atividade sem conhecer os riscos e sem cumprir todas as medidas de controle exigidas.

Pular para o conteúdo