Colaboradores refletem sobre a universalização nos 14 anos da Aegea

Colaboradores refletem sobre a universalização nos 14 anos da Aegea
Texto: Rosiney Bigattão

Aos 59 anos, seu Hélio Alves da Silva só conheceu os benefícios de ter acesso aos serviços de água e esgoto aos 25 anos, quando foi trabalhar na concessionária de saneamento da cidade, que depois passou a se chamar Águas de Barra do Garças.

A descoberta transformou completamente a vida dele. Além de mudar de profissão – era servente de pedreiro, mas já tinha trabalhado em serviços gerais e em supermercado – ganhou um propósito que o move todos os dias para levar os benefícios para outras famílias.

A busca pela universalização dos serviços

A principal mudança veio com a chegada da Aegea. Em pouco tempo, viu a rede de água tratada ser ampliada até chegar a todos os moradores, com o atendimento universalizado. Agora, vê com entusiasmo a ampliação dos serviços de esgotamento sanitário, que hoje chega para 80,51% dos moradores, um destaque para a cidade no cenário do saneamento brasileiro.

“Tem muitas pessoas que não sabem que se conectar à rede de esgoto é ter acesso à saúde, por isso, quando chego em uma casa que tem rede de esgoto na frente, mas os moradores não fizeram a conexão, mostro para eles todas as vantagens”, conta.

Agente da dignidade, um dos talentos da Aegea

O analista de Responsabilidade Social é considerado um talento na Aegea, um agente da dignidade, pelo compromisso que tem com a igualdade e as gerações futuras, proporcionando uma vida mais digna às pessoas que atende.

Na cultura da Aegea, são cinco talentos. Os outros quatro são: profissionais além da conta, mestres em brasicidades, engenheiros da ordem e embaixadores da saúde.

“Vi a Aegea nascer, como um embrião, e acompanho a evolução dela. Só vi coisas boas, ela se tornou uma grande empresa, com atuação no país inteiro, e isso deu um norte para as cidades atendidas e para a vida da gente, pois nos incentiva a evoluir também”, afirma.

Evolução constante 

Quando começou a trabalhar na Águas de Barra do Garças, ele só tinha o Ensino Médio. Se formou em Gestão de Pessoas, como Tecnólogo de RH e atualmente cursa pós-graduação em Assistência Social.

“Onde eu chego sou elogiado, mas sei que isso se deve à Aegea, ao trabalho que ela nos permite fazer. Trouxe muita tecnologia e inovação para Barra do Garças, pois atende da mesma forma pequenas e grandes cidades onde quer que esteja. Quero continuar evoluindo com ela cada vez mais”, aponta.

Reconhecimento

Com seu jeito simples e a experiência adquirida em saneamento, seu Hélio vem acumulando reconhecimentos. Na semana passada, ganhou o título de Cidadão de Barra do Garças na Câmara Municipal. Representou os talentos entre os mais de 18 mil colaboradores da Aegea no Primeiro Encontro de Lideranças de 2024.

Poeta, sintetiza: “Quando a gente é homenageado, não se pode envaidecer, pois a responsabilidade aumenta. Temos que agradecer e continuar nossa jornada”.

Legado de prosperidade

Com reconhecimento do mercado, a Aegea também continua sua jornada em busca da universalização. Em seus 14 anos de atuação, passou de cinco municípios em 2011 para os mais de 500 no início deste ano, chegando a 15 estados brasileiros.

Assim como o seu Hélio, a Aegea impacta positivamente a vida de mais de 31 milhões de pessoas que atende, que representa cerca de 15% da população brasileira.

A cada nova família atendida, reforça o compromisso com a promoção de saúde e inclusão sanitária, gerando um legado de desenvolvimento e prosperidade compartilhada nos municípios onde atua. Acompanhe aqui no Aegea Blog novas histórias toda quarta-feira do mês de julho.