As lições do menino que aos sete anos sabe que saneamento é saúde

Texto: Rosiney Bigattão

“Tem que cuidar da água porque ela é importante para a nossa vida, não podemos desperdiçar”. O conceito fundamental da preservação dos recursos hídricos faz parte dos manuais do saneamento e é dito com muita naturalidade pelo pequeno Pietro, de sete anos.

O aprendizado vem da convivência com o pai, o operador de ETA que trabalha na unidade de São Francisco de Itabapoana, atendida pela Águas do Rio, que fica perto da divisa com o Espírito Santo. Átila está no saneamento desde o início da operação da Aegea na cidade.

A importância do acesso à água tratada

Depois de viver cercado pela imensidão de água do Oceano Atlântico durante seis anos, na linha de horizonte toda azul de uma das plataformas da Petrobrás, foi nos tanques de uma estação de tratamento de água que Átila conseguiu ver a importância dela com maior clareza.

Pietro: o pequeno embaixador do saneamento

“Eu nunca tinha parado para pensar na importância da água tratada que chega na torneira da nossa casa e esse conhecimento mudou a minha vida e já está moldando a do meu filho, pois depois que você conhece, valoriza”, conta Átila da Silva Henriques, que tem 30 anos.

“Quando Pietro vê alguém usando água, em qualquer lugar, diz com orgulho que sou eu que trata a água. Mas se a pessoa trata mal a água, ele chama a atenção, diz sempre: papai que trata essa água e nós temos que cuidar dela”, conta o pai.

Unidos pela vida saudável com respeito às diferenças

Outra lição que Átila aprendeu na Aegea e rende bons frutos em casa é saber lidar com as diferenças, um talento da empresa chamado de brasicidades. Pai e filho sempre estão juntos, mas cada um no seu esporte.

“Ele gosta de natação e de jiu jitsu, eu prefiro jogar bola e correr. Mas um acompanha o outro nas atividades e isso enriquece muito nossa relação, além de fazer um bem danado para a saúde dos dois”, conta o pai.

Em um dos finais de semana, viajou 200 km para levar o filho a um campeonato. “Incentivo o esporte por saber que a atividade física é fundamental para o desenvolvimento dele. E esse tempo que passamos juntos é vital para fortalecer o nosso relacionamento”, diz.