Na empresa, a concessionária Águas de Sinop (MT), Adilson é um profissional além da conta – para a Aegea é o talento dos colaboradores que vão além de suas funções por um bem maior. Em casa, é um pai que vai além da conta para estar mais presente na vida dos filhos, Letícia, de 8 anos, e Felipe, de 12.
“Sempre me preocupei com a saúde dos meus filhos, em proporcionar uma vida saudável. Concílio o tempo que passamos juntos para fazermos atividade física e temos até uma pequena quadra em casa para jogarmos basquete”, conta Adilson dos Santos Gonçalves.
Saneamento se tornou uma paixão em família
O basquete é praticamente uma herança de família, que Adilson aprendeu com o irmão, que é preparador físico, e agora repassa aos filhos. Na Aegea há pouco mais de um ano, o técnico em TI agora tem uma nova paixão: o saneamento.
“Trabalhar com saneamento é contagiante, a cada dia tem um novo aprendizado e isso muda a maneira como olhamos o mundo, pois é algo tão importante, vital para nós e para o meio ambiente, mas geralmente não damos conta de como dependemos dele para ter saúde e qualidade de vida”, conta Adilson dos Santos Gonçalves.
Mais contato com a natureza
O conhecimento adquirido no dia a dia no trabalho na Águas de Sinop, leva para casa e repassa aos filhos. “Ensino que é importante preservar os recursos hídricos, como é feito o tratamento da água e do esgoto”, diz.
Os filhos já visitaram as estações de tratamento de água e de esgoto, onde aprendem na prática a relação entre o saneamento e a saúde. Preservar os recursos hídricos é outro ensinamento que ele passa aos filhos.
Nos finais de semana, costumam acampar, fazer trilhas e caminhadas na natureza. Além da atividade física, que proporciona uma vida mais saudável, o contato reforça os laços familiares e os ensinamentos de que valorizar o meio ambiente é também cuidar do nosso futuro.
Família mudou para o interior para uma vida mais saudável
Bem longe dali, no Rio Grande do Sul, outro colaborador da Aegea vai além da conta para cuidar dos filhos Lucas, de 14 anos, do primeiro casamento, e David, de 6 anos.
Há um ano e meio na Aegea, o analista de Sistemas também repassa aos filhos a visão que aprendeu sobre a importância do acesso aos serviços de água e esgoto tratados. “Levar saneamento para as pessoas é cuidar da saúde e do futuro delas”, diz Rafael Hyppolito.
Cuidados além da conta
Recentemente, trocou a cidade de Porto Alegre (RS) por Três Cachoeiras para ficar mais perto da família da esposa e em busca de uma vida mais tranquila, com maior contato com a natureza.