Saneamento é saúde: dicas para uma vida mais saudável

Saneamento é saúde: dicas para uma vida mais saudável Aegea

Investir em saneamento é investir em saúde e diversos estudos comprovam essa relação. Os números do Instituto Trata Brasil mostram a consequência da falta de investimentos: cerca de 235 mil casos de doenças associadas à ausência de saneamento são registrados por ano no Brasil. 

Ainda segundo o instituto, em média, 7,8 mil piscinas olímpicas de esgoto não tratado são lançadas diariamente na natureza. Outro dado importante: segundo a OMS, para cada dólar investido em saneamento, são economizados 4,3 dólares em custos de saúde no mundo. 

Compromisso com a saúde dos moradores

O compromisso da Aegea com a universalização já altera os dados nas localidades onde atua. Em 2021, foi registrado 38% de redução na taxa de internações por doenças de veiculação hídrica em Serra (ES). 

Em Teresina (PI), houve 66% de redução em casos de dengue e 20% a  menos na taxa de internações hospitalares. Em Piracicaba (SP), cerca de 400 mil pessoas são beneficiadas pelos serviços de saneamento.

Campanha lembra que beber água tratada é cuidar da saúde

A Águas Guariroba (MS) lembrou da importância de consumir água tratada, como a que a concessionária fornece aos moradores da cidade. Nas redes sociais, enfatizou que a água é essencial para a nossa saúde e bem-estar. Por isso, a unidade trabalha diariamente para garantir que a água que chega até as casas dos  moradores esteja livre de impurezas e seja segura para o consumo, prevenindo assim diversas doenças relacionadas à água. “Cuide da sua saúde, beba água!”, afirma em uma das publicações.

Confira mais sobre os resultados dos investimentos feitos por outras unidades da empresa nas publicações a seguir, aqui no Aegea Blog.

Saúde que chega pela torneira com investimentos da Águas de Teresina

Mais saúde: Timon universalizou acesso à água e avança em esgoto

Saúde das mulheres é a mais afetada pela falta de saneamento

Mais cuidados para uma vida saudável

O 7 de abril foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde para lembrar da importância de cuidar dos temas relacionados à uma vida saudável. A partir daí, estimular também que sejam criadas políticas públicas voltadas a eles. A OMS lembra ainda que ter saúde não é apenas ausência de doenças.

Na definição criada pela organização, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. 

Entre os fatores determinantes para conquistar saúde, além do saneamento, estão alimentação equilibrada, atividade física, lazer, acesso aos bens e serviços essenciais. 

Algumas dicas para manter a saúde em dia

Nunca é demais lembrar os cuidados para manter a saúde em dia, sempre lembrando que é preciso buscar hábitos e práticas saudáveis, como atividades físicas e contato com a natureza. Equilíbrio entre mente saudável e corpo são – tema da Sipat da Aegea no ano passado – é fundamental.

O médico de Trabalho Corporativo da Aegea, Flávio Tocci Moreira, aponta algumas dicas. Além da água de qualidade na hidratação do corpo, manter uma dieta saudável é um caminho assertivo para melhorar a disposição, a qualidade de vida e a saúde. 
Ele indica um texto muito interessante sobre dietas: https://vidasaudavel.einstein.br/tipos-de-dieta/.

Pular para o conteúdo