Você se lembra que até pouco tempo a mulher não tinha direito ao voto? A conquista veio com uma emenda à Constituição dos Estados Unidos, em 1920, e a partir daí a ideia se disseminou por outros países.
Em 1973, o dia 26 de agosto passou a ser considerado o Dia Internacional da Igualdade Feminina. Uma data para celebrar a aprovação da 19ª Emenda da Constituição Americana e os avanços das mulheres em todo o mundo.
A data também lembra que ações ainda são necessárias na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O Respeito Dá o Tom, programa de igualdade racial e de gênero da Aegea, participa ativamente do processo com ações e iniciativas que contribuem para o avanço.
Projeto Pioneiros: ampliando horizontes dos jovens
O Projeto Pioneiros, realizado desde 2019, é voltado para jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas. Em seis edições, beneficiou mais de 930 meninas, ampliando seus horizontes para o mercado de trabalho em diferentes profissões, especialmente na área do saneamento.
Mãos e Obras: abrindo novos espaços para mulheres
A Aegea acredita que Lugar de mulher é onde ela quer estar! E para isso, o projeto Mãos e Obras oferece capacitação em ofícios relacionados à obras. Já foram formadas encanadoras, bombeiras hidráulicas e calceteiras, que fazem pavimentação em ruas e calçadas. Mais de 50 mulheres foram beneficiadas em 2023 e 2024.
EmpreendAE: impulsionando o desenvolvimento local
Realizado em 2023, o EmpreendAE é uma iniciativa de capacitação de microempreendedoras locais. No projeto piloto realizado em 2023 em Teresina (PI), mais de 90 mulheres foram capacitadas, impulsionando o desenvolvimento local e revelando novos fornecedores em potencial. Foi implementado também pela Águas do Rio (RJ).
Apoio à outras iniciativas
A área de Responsabilidade Social da Aegea também inclui o apoio a iniciativas culturais, artísticas, esportivas e educacionais por meio das leis de incentivo e iniciativas que contribuem para a transformação social visando a um futuro mais justo e igualitário para todas e todos. Veja abaixo os principais projetos.
Águas de Gaia, 2024
As mulheres da Região dos Lagos participaram de experiências exclusivas com aulas de surf e stand-up paddle voltados apenas ao público feminino. Todas as instrutoras do projeto são mulheres, promovendo uma troca enriquecedora e fortalecendo o grupo. A iniciativa beneficiou 180 participantes.
A Mãe Tá On, 2022
As mães empreendedoras da periferia do Rio de Janeiro são prioridade na formação profissional para potencializar seus negócios. O projeto beneficiou 67 mulheres negras.
Lab CN, 2023
Neste projeto, as mulheres são destaque no audiovisual e produção cultural. Exclusiva para mulheres negras, a iniciativa fortalece a formação profissional em laboratórios, workshops e mentorias de gestão de carreira, beneficiando 110 profissionais.