Respeito Dá o Tom discute papel da mulher em ampla programação 

Respeito Dá o Tom discute papel da mulher em ampla programação
Texto: Rosiney Bigattão

Entre os dias 4 e 8 de março acontece na Aegea a Semana da Mulher, com uma ampla programação. A realização é do Respeito Dá o Tom, programa de diversidade e igualdade da Aegea,

Durante a campanha, conteúdos para valorizar a presença feminina no saneamento e em todos os setores da sociedade. As atividades focam em mais interação, equidade e inclusão feminina na Aegea e na sociedade.

Estudo mostra que desigualdade persiste

Apesar das mudanças das últimas décadas, que trazem avanços políticos, comportamentais e na estrutura social, com maior inserção da mulher, diversos estudos têm evidenciado a existência de desigualdades de gênero no mercado de trabalho.

Segundo Janaína Feijó, pesquisadora da área de Economia Aplicada do FGV IBRE, as desigualdades se revelam em praticamente todas as sociedades, embora em países desenvolvidos elas possam se apresentar em menor magnitude do que nos países em desenvolvimento.

Doutora e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará, a pesquisadora analisa o processo de expansão econômica e urbanização das cidades, o aumento da demanda por mão de obra, a nova divisão de responsabilidade nos lares brasileiros e mudanças nos papéis de gênero, com gerações mais interessadas em combater as desigualdades existentes.

Diálogo necessário

Apesar de perceber a evolução nos últimos 30 anos, a análise mostra que a maior parte dos indicadores de mercado de trabalho aponta que as desigualdades de gênero são muito persistentes, e as disparidades entre homens e mulheres permanecem elevadas.

O estudo apresentado por ela mostra que o desenvolvimento integrado de políticas públicas, conscientização da sociedade e ações por parte das organizações privadas são fundamentais para combater as desigualdades de gênero e fomentar espaços mais diversos.

Semana da Mulher da Aegea

É nessa ambientação que o Respeito Dá o Tom traz a programação da Semana da Mulher. Para inspirar, valorizar e reconhecer as mulheres que estão contribuindo para escrever a história da Aegea e no saneamento do Brasil.

Confira abaixo a programação. O Aegea Blog vai acompanhar e contar os detalhes!

04/03 | 15h – Live de Abertura e Palestra

05/03 | 12h – Ação de Reconhecimento

06/03 | 15h – Live “Mulheres Quebrando Paradigmas”

07/03 | 15h – Videocast “Mulheres da Infraestrutura”

08/03 | 10h – Roda de bate-papo “Vivências Femininas Inspiradoras”

Pular para o conteúdo