Acesso às informações sobre trabalho prestado garante transparência

Acesso às informações sobre trabalho prestado garante transparência
Texto: Luana Ribeiro

De casa em casa, os leituristas das unidades da Aegea têm a função de verificar o consumo de cada morador das redes de abastecimento de água e esgoto nas cidades onde atuam.

Em Campo Grande (MS), nas últimas semanas, eles também cumprem a missão de deixar o Relatório de Controle e Qualidade da Água. A entrega do documento é uma forma de garantir transparência ao monitoramento e controle de qualidade da água distribuída na cidade.

O relatório traz um resumo dos resultados de todas as análises realizadas no laboratório da concessionária em 2023. Há índices sobre cor da água, turbidez, concentração de cloro residual livre, fluoreto, pH e coliformes totais.

Padrão de qualidade

“Nós temos um padrão de excelência da qualidade da água, graças a um conjunto de ações realizadas, desde a captação até a chegada na casa do cliente, realizando o monitoramento. O tratamento cuidadoso passa por muitos processos e o laboratório é completo, eficaz e extremamente rigoroso”, pontua a gerente de Operações, Marjuli Morishigue.

A divulgação do Relatório Anual da Qualidade da Água oferece transparência ao monitoramento de qualidade da água realizado pela Águas Guariroba e garante o cumprimento do Decreto Federal nº 5.440, de 2005, que tem como principal objetivo garantir ao consumidor o direito à informação sobre a qualidade da água fornecida.

Mais de 300 pontos de monitoramento

Atualmente, a concessionária tem mais de 300 pontos de monitoramento da qualidade da água espalhados pela cidade. No ano passado, foram coletadas 78.130 amostras de água bruta e tratada para que fossem analisados 114 parâmetros a fim de garantir que a água seja potável, incolor e insípida (sem sabor). Ao todo, foram realizadas mais de 577 mil análises com base nas amostras de água.

QR Code garante facilidade de acesso e maior transparência

Com intuito de ampliar o acesso aos resultados alcançados em laboratório, a concessionária inaugurou 15 Pontos de Controle de Qualidade da Água. São equipamentos distribuídos por diferentes pontos da cidade, onde qualquer cidadão poderá verificar como está a qualidade da água naquela região, apenas apontando a câmera do celular para um QR Code.

“Nosso objetivo é democratizar o acesso às informações sobre qualidade da água em Campo Grande. De forma que todo cidadão que more na cidade ou esteja apenas de passagem, possa monitorar a potabilidade da água que está consumindo de forma simples e compreensível”, pontua o diretor-executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

Pular para o conteúdo