Aegea adere ao Movimento +Água da iniciativa Ambição 2030 da ONU

Ambição 2030 da ONU

A Aegea assinou a carta compromisso do Movimento +Água, que faz parte da iniciativa Ambição 2030 e engloba ações que reforçam a importância da ODS 6 – Água Potável e Saneamento.  

O lançamento no Brasil aconteceu em 25 de abril em São Paulo e teve a assinatura da Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), que é a maior iniciativa https://www.pactoglobal.org.br de sustentabilidade corporativa do planeta.

Sete grandes movimentos

Além do +Água, a Ambição 2030 é composta por outros seis grandes movimentos criados para acelerar as metas propostas pela ONU nos ODS, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os movimentos são: Mente em Foco, Elas Lideram 2030, +Água, Salário Digno, Raça é Prioridade, Net Zero (ações contra mudanças climáticas) e Transparência 100%.

Compromisso com a universalização e a segurança hídrica

Aderindo ao Movimento +Água, a Aegea reafirma seu compromisso com a universalização do saneamento e com o aumento da segurança hídrica, que irá impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas em todo o Brasil. O que envolve, entre outras questões, garantir o atendimento de 99% da população com água tratada e 90% com tratamento e coleta de esgoto nos municípios onde atua até 2033.    

Signatária do Pacto Global desde 2016, a Aegea potencializou em 2021 sua participação para os próximos quatros anos, agora como apoiadora institucional da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, exclusiva do setor de saneamento básico.

Princípios da Aegea alinhados à agenda ESG

Este novo passo consolida os compromissos da Aegea com os princípios ESG, totalmente alinhados ao modelo de negócios da empresa. É reconhecida pela sua eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis. Bem como por sua estratégia de Licença Social para operar, indo além da prestação dos serviços, buscando a confiança da sociedade e criação de um legado de desenvolvimento sustentável. 

O evento de lançamento reuniu lideranças e os principais CEOs do setor privado no país.  A Aegea foi representada pelo CEO, Radamés Casseb, e Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa. O CEO destacou o compromisso da empresa com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para ele, por ser líder do mercado privado no setor, é natural que a Aegea seja condutora na evolução da infraestrutura no país. “Ao assinar a carta compromisso com uma entidade tão séria e representativa quanto a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, assumimos nosso papel frente às metas de universalização do saneamento”, pontuou o executivo.     

Mais sobre o Movimento +Água   

Mais do que um posicionamento público, o Movimento +Água propõe uma jornada conjunta por maior controle, transparência e ações coletivas, defendendo a definição de metas como uma forma de impulsionar a transformação da sociedade para a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país, com o objetivo de proporcionar avanços a partir do ODS 6 – Água Potável e Saneamento. 

A iniciativa é uma colaboração entre Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Instituto Trata Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Federal (OAB), The Nature Conservancy Brasil (TNC) e Water.org, que visa garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades humanas, viabilizando a prática das atividades econômicas e a conservação dos ecossistemas aquáticos e terrestres.

Pular para o conteúdo