Aegea conquista Prêmio ECO 2021/2022

Aegea conquista Prêmio ECO 2021/2022

A Aegea, líder em saneamento no setor privado, recebeu o Prêmio ECO 2021/2022 pelo projeto “Integrando o lodo no conceito de economia circular na unidade Mirante de Piracicaba”. Promovida pela Amcham e Época Negócios, esta é umas das premiações mais tradicionais ligadas à proteção ambiental no país.

Realizado há 39 anos, o Prêmio ECO foi pioneiro no reconhecimento de empresas que adotam práticas responsáveis gerando reflexões sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil. O case da Aegea foi analisado por um time de 50 jurados e especialistas e competiu com 108 iniciativas. No total, foram reconhecidos 28 projetos de 27 empresas de diferentes portes e segmentos da economia.

Aegea investe em economia circular

A Aegea investe continuamente em soluções voltadas à economia circular, especialmente com ações que envolvem o manuseio e reutilização do lodo em suas operações. O primeiro passo dessas ações é caracterizar as diferentes composições do lodo das estações de tratamento, assim como pesquisar o potencial de uso local, da recuperação química e energética do material.

Um exemplo desse trabalho é o realizado na Mirante, unidade da Aegea que opera o sistema de esgoto de Piracicaba, interior de São Paulo. É um exemplo de parceria vencedora envolvendo a empresa, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP).

O presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, ressalta que a iniciativa é parte do compromisso da empresa com a qualidade do meio ambiente. “A Aegea tem um forte compromisso com os pilares ESG, então é uma alegria ver o reconhecimento de especialistas num projeto que não apenas trata o lodo, como o transforma em um material produtivo, conceito da economia circular”, disse, no evento de premiação.

Silvia Leticia Tesseroli, diretora-presidente da Parceria Público-Privada Mirante (SP), destaca que o projeto é parte de um seleto grupo de iniciativas inovadoras e inspiradoras em sustentabilidade desenvolvidas pela unidade.

Um legado positivo para a população

“O projeto do lodo integrado à economia circular contribui para inspirar o desenvolvimento de práticas sustentáveis no saneamento, além de deixar um legado positivo para a população. Ele foi desenvolvido por colaboradores da empresa, a comunidade e pesquisadores locais, então ficamos muito honrados com a premiação”, disse a diretora-presidente da Mirante.

“Na Mirante, desde 2020 realizamos a secagem do lodo à luz solar, iniciativa que reduz o volume total de lodo gerado nas quatro maiores estações de tratamento de esgoto do município. São aproximadamente 1,2 mil toneladas por mês que deixam de ir para os aterros sanitários”, conta o gerente de Operações da Mirante, Rodrigo Leitão, na cerimônia de premiação.

Rodrigo explica que o processo de compostagem desenvolvido é uma alternativa biológica para o tratamento do lodo, propondo uma disposição sustentável como fertilizante na agricultura. “As iniciativas da Mirante visam reduzir os impactos ambientais das operações das ETEs, buscando soluções cada vez mais comprometidas com as políticas de ESG da Aegea”, afirma.

Ainda no caso do potencial do lodo das estações de tratamento, a Aegea investe em diversas pesquisas buscando verificar o aproveitamento energético do material. Uma delas é a “Plataforma de inovação para geração de energia a partir do hidrogênio usando fontes renováveis”, em parceria com Faperj/UFF”.

Por meio da pesquisa, é investigada a possibilidade de obtenção do bio-óleo e a incineração do material como fontes de energia em comparação às alternativas convencionais, evitando o descarte do lodo no meio ambiente. Outros usos de compostos à base de lodo são na fabricação de argamassas, cimento, tijolos, no tratamento de águas de baixa turbidez e na recuperação de coagulantes de controle do gás sulfeto de hidrogênio, o H2S.

Esses projetos são possíveis graças ao modelo de negócio da Aegea, que tem como focos a eficiência operacional, a universalização dos serviços de saneamento e investimentos responsáveis, sempre alinhados aos princípios ESG.

Aegea conquista Prêmio ECO 2021/2022

Mais sobre o Prêmio ECO

O prêmio ECO, cujo nome surgiu da fusão das palavras empresa e comunidade, foi criado em 1982 para premiar práticas sustentáveis. Em 2022, o evento se juntou à Revista Época Negócios e seu canal, Um Só Planeta, para reconhecer as melhores e mais inovadoras iniciativas de ESG no Brasil. A organização do evento notou, neste ano, tendências como a parceria entre empresas de diferentes setores para endereçar temas complexos da agenda ESG, como o combate à violência doméstica e o desperdício de alimentos, assim como a preocupação das empresas com a circularidade de seus produtos.

Pular para o conteúdo