Trabalho da Aegea é destaque na Revista Galileu

Revista Galileu Aegea

A edição de número 365, de agosto de 2022 da Revista Galileu, da Globo, traz como matéria de capa um balanço do saneamento no país após os dois anos do novo Marco Legal. Com o título “Brasil na fossa”, é um retrato dos avanços conquistados por empresas da iniciativa privada como a Aegea e do muito que ainda precisa ser feito para que o país saia da atual situação.

Logo no início, a reportagem mostra que a vida da manauara Gisele Dantas de Oliveira, de 42 anos, e a dos três filhos mudou completamente após a chegada da Águas de Manaus, da Aegea. Desde 2018, a empresa investiu mais de R$ 500 milhões no saneamento e o Bairro Cachoeirinha, onde está o Beco Nonato, onde Gisele vive, foi um dos primeiros a ser atendido.

Na comunidade de palafita onde a família vive, a água que chegava pela rede de abastecimento se misturava à do igarapé. Todo mês, ou toda semana, segundo a reportagem, os filhos sofriam com vômito e diarreia por causa da água, que chegava barrenta e contaminada, por meio de uma ligação clandestina.

Rede elevada garante qualidade da água em áreas de palafitas

Agora os moradores têm acesso à água tratada livre de contaminação, pois a Águas de Manaus construiu rede elevada nas regiões de palafitas. Os moradores de áreas vulneráveis têm mais condições de se conectar ao serviço por meio da Tarifa Manauara, que concede 50% no valor da fatura de água e esgoto. A Águas de Manaus chegou a 100 mil famílias.

A Revista Galileu enfatiza a importância do saneamento para a saúde pública, para o turismo e a educação, com prejuízos no desempenho do Enem e na produtividade das mulheres no trabalho. Apesar da comprovação dos estudos feitos, para Luana Pretto, do Instituto Trata Brasil, entrevistada na reportagem, falta interesse público em investir no setor.

Águas de Manaus Aegea

Cobertura de esgoto elevou de 16% para 26% em Manaus com a Aegea

A publicação analisa como está sendo feita a participação privada no setor e discute as alterações do novo Marco Legal do Saneamento, de 2020, como o cumprimento das metas e a fiscalização. O caso de Manaus é, mais uma vez, emblemático. Além de investir em programas sociais para garantir o acesso aos serviços, com a Aegea, a cobertura de esgoto passou de 16% para 26%.

Outra aposta, segundo o texto de Marília Marasciulo, são programas como o “Vem com a Gente”, que busca aproximar a empresa da população, mantendo contato direto com líderes comunitários. Como exemplo, cita o caso de Giselle de Oliveira, que age como porta-voz do bairro. A reportagem traz ainda o depoimento do vice-presidente da Aegea, Renato Medicis.

Catequese do saneamento, trajetória e tratamento da água e esgoto

“Nós tivemos que convencer uma população que passou uma vida inteira sem serviços sobre as vantagens de ter esse serviço, é quase uma catequese do saneamento. É toda uma cadeia que só vai chegar a outro patamar quando estiver plenamente atendida”, diz Renato no texto da Revista Galileu.

A reportagem faz uma retrospectiva sobre a trajetória do saneamento básico na história da humanidade até chegar ao Brasil. Afirma que com a abertura da iniciativa privada, o Brasil entra em uma nova etapa da história do saneamento. Mostra ainda como é feito o tratamento do esgoto e da água.

O material publicado pela Revista Galileu é resultado de uma Press Trip feita em maio deste ano pela Águas de Manaus para que jornalistas conheçam mais sobre os processos de saneamento.

Pular para o conteúdo