Aegea: Melhor Empresa do ESG e 1ª em Saneamento e Meio Ambiente

Aegea: Melhor Empresa do ESG e 1ª em Saneamento e Meio Ambiente

O que faz uma empresa ser a melhor em boas práticas ambientais, sociais e de governança? Segundo a premiação da Exame com o Ibmed, são as práticas inclusivas, atuantes em direção à uma economia circular e colaborativa. Tem tanto a ver com o modo da Aegea operar que, ao ver publicado no site da revista Exame o texto “Negócios que fluem: Aegea é a Empresa do Ano no Melhores do ESG”, os executivos se enchem de orgulho.

A fluidez para a Aegea é o movimentar vidas, propósito que mobiliza a empresa na construção de um legado positivo com sua atuação, tanto do ponto de vista ambiental, como socioeconômico, sempre alinhada aos princípios ESG. “É um marco muito importante não só para a Aegea, mas para o setor de saneamento como um todo, uma vez que representa a chegada de saúde e dignidade para os lares”, disse Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea.

Além do propósito, a Aegea cresceu a partir de uma consciência da importância da atuação sustentável, que considera o negócio um vetor de desenvolvimento para todos, que gera dignidade para os moradores. Tudo com uma disciplina financeira que sustenta o crescimento para ampliar cada vez mais essa rede de bem-estar social por meio dos serviços de água e esgoto.

O VP Rogério Tavares subiu ao palco na noite de 13 de junho, em São Paulo, para receber o título concedido à organização de maior destaque entre as vencedoras das 15 categorias avaliadas.

Licença Social para Operar

O relacionamento com as pessoas e o meio ambiente é uma das principais responsabilidades da companhia, que tem como um de seus pilares a LSO – Licença Social para Operar. Uma forma de criar um vínculo com a sociedade e, por meio dele, atuar a partir da permissão da sociedade de cada região onde ela está presente.  

Outro compromisso é no âmbito econômico social. São 1,7 milhão de pessoas na Tarifa Social, que oferece desconto na conta de água e de esgoto às famílias vulneráveis. Em 2022, foi a primeira empresa de saneamento a emitir bonds com metas ESG na América Latina. É a  pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.   

Ações inclusivas internamente

A premiação busca incentivar práticas mais conscientes e sustentáveis nas organizações, além de promover a transparência e a divulgação de informações relevantes sobre ESG no mercado empresarial. Por tudo isso, o prêmio da revista Exame com o Ibmed se tornou um dos principais guias do capitalismo consciente e de responsabilidade social. 

“O mérito de ‘Empresa do Ano’ foi atribuído também pelas ações feitas internamente. A Aegea reconhece a importância que o setor carrega, por isso, temos entre os nossos valores a promoção de uma sociedade inclusiva, começando por um ambiente de trabalho mais igualitário, que estimule o respeito e a valorização das diferenças em um movimento de dentro para fora”, completou Márcia Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas.

Compromisso ambiental

Além da Aegea ser a Melhor Empresa do ESG, foi eleita a campeã da categoria Saneamento e Meio Ambiente. Uma das evidências do trabalho ambiental da Aegea é com a Águas do Rio, concessionária da companhia no Rio de Janeiro, que tem o grande objetivo de contribuir de forma significativa para a recuperação da Baía de Guanabara e da Bacia do Rio Guandú. Outros são a Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos (RJ) e a reutilização e  inclusão do lodo na economia circular.

“O ESG faz parte da natureza do negócio. O saneamento tem impacto direto na vida das pessoas, levando saúde, geração de emprego e movimentando a economia local. Além disso, a Aegea tem uma enorme atenção e investe nas melhores práticas e parcerias para preservação e recuperação do meio ambiente”, completou Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa, que subiu ao palco para receber o prêmio . 

Fotos: Valor Econômico/Editora Globo.

Pular para o conteúdo