Aegea renova adesão ao Movimento +Água do Pacto Global da ONU

Aegea renova adesão ao Movimento +Água do Pacto Global da ONU
Texto: Letícia Machado

A Aegea renovou sua participação como Embaixadora do Movimento +Água, projeto de engajamento no tema água que integra a iniciativa Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil. O objetivo é acelerar as metas propostas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Com isso, a empresa reforça o compromisso com a universalização do acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário, dando continuidade no engajamento às ações do movimento e ampliando sua atuação para os próximos dois anos.

Jornada conjunta

Mais do que um compromisso público, propõe uma jornada conjunta por maior controle, transparência e ações coletivas. Defende a definição de metas como impulsores para a transformação da sociedade por meio da universalização do saneamento e da segurança hídrica no país.

“O nosso comprometimento com a universalização do saneamento vai além de nossas operações, é uma promessa de impacto positivo na saúde e na qualidade de vida de milhões de brasileiros – uma vez que o acesso à água e esgoto tratado são cruciais para a prevenção de doenças e o bem-estar coletivo. Com a renovação da participação ativa no Movimento +Água, reforçamos o compromisso de ser parte da solução”, destaca Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea.

Indo além dos serviços básicos

Além disso, a renovação da parceria consolida os compromissos da Aegea com os princípios ESG, alinhados ao modelo de negócios da empresa. Reconhecida por sua eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis, a Aegea busca ir além da prestação de serviços, focando na confiança da sociedade e na criação de um legado de desenvolvimento sustentável.

“A Aegea é uma empresa que nos ensina muito sobre como pensar à frente para avançar com a agenda hídrica e de saneamento no país. Poder contar com a empresa para o Movimento + Água nos próximos dois anos demonstra como a agenda do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 – Água e Saneamento – precisa ser uma prioridade para todas as empresas. É um convite para que mais setores se unam”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Os avanços em um ano de coordenação

As realizações do Movimento +Água ao longo de 2023 somam a adesão de 32 novas empresas, consolidando um total de 44 organizações comprometidas com as metas. O projeto, que se destaca como uma referência no cenário de sustentabilidade, está empenhado em ampliar sua influência, celebrando as melhores práticas que inspiram o engajamento corporativo com a conscientização da necessidade estratégica de segurança hídrica num mundo impactado pelas mudanças climáticas.

Em março deste ano, durante a Conferência das Águas, na sede da ONU, em Nova York, a iniciativa lançou o Painel Digital ‘Mov+Água’ que centraliza dados públicos sobre as bacias, aquíferos e reservatórios por estado brasileiro.

Atuação pelos oceanos e para gerar prosperidade compartilhada

Ciente da importância dos serviços de saneamento para a melhoria dos recursos hídricos, em especial o oceano, a Aegea segue atuando como Coordenadora da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, que colabora para a construção de uma agenda de governança em água e oceanos, engajando empresas na economia circular,

visando ações para o net positivo da água e universalização do acesso à água e esgotamento sanitário (ODS 6 – Água Potável e Saneamento) e recuperação de recursos, em todos os materiais e produtos (ODS 14 – Vida na Água); e apoia o projeto Blue Keepers, que mobiliza empresas, governos e sociedade para o combate da poluição no oceano.

“A Aegea segue firme no seu propósito de movimentar a vida das mais de 31 milhões de pessoas que atende, de impactar positivamente o meio ambiente, indo além e gerando prosperidade compartilhada nos locais onde atua, por histórias mais dignas, por cidades mais sustentáveis e por futuros mais azuis. Acreditamos que a nossa atuação inspire outras empresas em torno do tema do saneamento, para impulsionar mudanças significativas e duradouras em nossa sociedade”, completa Édison Carlos.

Mais sobre o Movimento +Água

O Movimento +Água é uma colaboração entre o Pacto Global da ONU no Brasil, Instituto Trata Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Federal (OAB), The Nature Conservancy Brasil (TNC) e Water.org, visando garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades humanas, viabilizando as atividades econômicas e conservando os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Pular para o conteúdo