Agentes de saúde são capacitados em lançamento do Saneamento Salva

Agentes de saúde são capacitados em lançamento do Saneamento Salva
Texto: Gabriela Mendonça

Todos os dias, Leandra visita as casas do roteiro planejado para a Vila Elza, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para cuidar da saúde dos moradores. A agente comunitária de saúde afere os sinais vitais, checa se os exames preventivos estão em dia e orienta sobre cuidados básicos. Agora, ela vai incluir em sua rotina de trabalho informações sobre a importância do saneamento básico para a saúde dos moradores. 

“Em relação ao saneamento, nós fazíamos um trabalho focado em dengue, orientando para não deixar água parada em vasos, por exemplo, mas não tinha ideia de que poderia ajudar muito mais as famílias na prevenção de doenças com os informações que eu tenho agora”, conta Leandra Vitória dos Santos Castro. “Fico feliz que a atuação dos agentes comunitários de saúde será ainda mais completa”, afirma.

Agentes de saúde: multiplicadores de conhecimento

Ela é uma das 120 profissionais qualificadas por uma parceria pioneira entre a Corsan e o Saneamento Salva, iniciativa do Instituto Aegea que reúne e compartilha dados, notícias e informações sobre saneamento, saúde, educação e meio ambiente, promovendo troca, reflexão e conscientização para inspirar novas perspectivas e mobilizar a sociedade.

Ao lançar o portal em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), em 18 de setembro, a Corsan promoveu a capacitação em saneamento básico destinada a agentes comunitários de saúde e de endemias no Brasil. 

Promoção da dignidade para famílias brasileiras

O treinamento buscou oferecer informações técnicas e dados atualizados sobre o setor, evidenciando como o saneamento impacta diretamente a saúde pública, a educação, a qualidade de vida, o desenvolvimento econômico e a redução das desigualdades sociais.

Com os conhecimentos adquiridos, eles passam a atuar como multiplicadores de conhecimento, levando mais saúde por onde passam. É o início de um movimento de formação voltado a quem atua diretamente no contato com as famílias brasileiras. 

Os agentes comunitários de saúde vão reforçar, no dia a dia, os impactos positivos do saneamento básico na prevenção de doenças e na promoção da dignidade para os moradores, funcionando como propulsor de mais educação e desenvolvimento.

Impacto direto na saúde e na produtividade

Durante o encontro, especialistas reforçaram a relação entre saneamento adequado e a redução de doenças de veiculação hídrica, como hepatite, diarreia, cólera e febre amarela. 

A engenheira civil e diretora-executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, apresentou dados nacionais sobre cobertura e universalização dos serviços. “A capacitação em saneamento para os agentes comunitários de saúde é algo muito valioso para a gente poder avançar com o acesso pleno aos serviços que não só os munícipes de Viamão precisam, mas todo o Brasil”, disse. Luana ressaltou que “o tratamento de água e esgoto reduz doenças, melhora a produtividade dos adultos e contribui para o desenvolvimento pleno das crianças”.

Papel estratégico na promoção de saúde

A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, destacou o papel estratégico dos agentes de saúde como disseminadores de informação. “Esses profissionais estarão em contato direto com as famílias, transmitindo orientações sobre a importância da água e do esgoto tratados. Essa parceria amplia nossa capacidade de conscientizar a população e reforça o compromisso da Corsan com a promoção da saúde e da qualidade de vida”, afirmou Takimi.

Conteúdo técnico e realidade local

A programação incluiu palestra do gerente de Responsabilidade Social da Corsan, Willian Carvalho, sobre o ciclo da água e os processos de tratamento, e apresentação da gerente de Relações Institucionais da companhia, Renata Weisheimer Rohde, com um panorama do saneamento em Viamão.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Viamão, Rafael Bortoletti, da secretária do Meio Ambiente, Andréia Lima, além da exibição de um vídeo institucional do presidente do Instituto Aegea, Édson Carlos.

A mesa de abertura contou também com a participação da secretária municipal da Saúde, Michele Galvão e Renata Rohde, gerente de Relações Institucionais, que organizou o encontro. Na capacitação, Renata falou sobre os desafios da Companhia para universalizar o tratamento do esgoto no município. 

Mais sobre o Saneamento Salva

Criado pelo Instituto Aegea, o Saneamento Salva tem como missão mobilizar a sociedade para a importância do saneamento básico como prioridade nacional. A iniciativa disponibiliza conteúdos técnicos e acessíveis em plataforma digital, incluindo dados, estudos, entrevistas e histórias reais, além de ferramentas que incentivam o engajamento da população na defesa do acesso universal à água e ao esgoto.

O Instituto Aegea é uma organização sem fins lucrativos, de atuação nacional, dedicada a promover programas e projetos nos eixos de inclusão social e proteção ambiental.