Muitas pessoas desconhecem o caminho que a água percorre até chegar às torneiras. Para mudar isso, no mês da conscientização sobre a água, a Prolagos (RJ) uniu prática e educação em uma ação que olha para o futuro.
Professores de Ciências da rede pública participam de visitas guiadas à Estação de Tratamento de Água, vivenciando de perto como o saneamento transforma vidas.
A experiência é uma fonte de inspiração e aposta no conceito de que quem conhece, preserva. Os educadores vivenciam o processo e replicam o conhecimento em sala de aula. Muitos já planejam construir mini estações de tratamento com os alunos.
O caminho da água até sua casa
Durante a visita, os professores acompanharam todas as etapas do processo: captação, tratamento e distribuição da água. Muitos relataram surpresa ao entenderem o trabalho necessário para que a água chegue limpa às torneiras. A experiência é enriquecedora.
“Os professores saíram muito felizes, cheios de ideias para reproduzir uma estação de tratamento em suas escolas. Estamos muito felizes de poder ter essa parceria e estar contando sempre com a Prolagos para a realização da melhoria do conhecimento dos nossos professores”, disse a coordenadora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, Marcieli Santos.
Educação que multiplica consciência
A ação é uma entre várias programadas pela Prolagos para o Mês da Água. Além dos professores, moradores, instituições sociais e projetos comunitários também terão a chance de visitar a estação, ampliando o alcance da conscientização.
“A visita é um momento importante por permitir que eles entendam melhor o processo de tratamento de água e possam levar esse conhecimento para os alunos. É uma forma de contribuir para a educação e conscientização sobre a importância da água, de forma que seja disseminada para toda a comunidade”, comenta a coordenadora do setor de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo.
Fonte do Saber: interação para todas as idades
Outro destaque das ações de conscientização é a Estação Fonte do Saber, um espaço interativo com bicicletas que geram energia e ambientes que simulam uma casa.
Localizado na Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio, o local recebe visitantes de todas as idades, promovendo educação ambiental de forma lúdica.
As visitas são agendadas online. Afinal, aprender hoje é garantir água no futuro.
Ciclo da água para todas as idades
Assim como outras unidades da Aegea, a Prolagos elaborou uma programação para todo o Mês da Água. As visitas guiadas à Estação Fonte do Saber e apresentações teatrais serão realizadas com instituições que atuam com estudantes e pessoas de todas as idades.
“É uma oportunidade para reforçarmos a importância da conservação da água e do ciclo dela. São formas divertidas e dinâmicas de ensinar as pessoas sobre a água e sua importância. É um prazer poder oferecer essas atividades para a comunidade”, enfatiza a executiva Institucional da Prolagos, Roberta Moraes.
Mais sobre a Estação Fonte do Saber
O espaço é um ambiente interativo, que chama a atenção e aguça a curiosidade dos visitantes. Com bicicletas que geram energia, um grande globo terrestre e instalações que simulam partes de uma casa, a Estação Fonte do Saber, museu interativo construído pela Prolagos, foi inaugurado em junho de 2022.
Ela fica na Universidade Veiga de Almeida (UVA), em Cabo Frio, e apresenta as principais etapas de tratamento da água, desde a captação na Lagoa de Juturnaíba, manancial que abastece a Região dos Lagos, passando pela utilização nos imóveis e o seu retorno ao meio ambiente. O local foi estrategicamente definido pela importância da universidade na construção e disseminação de conhecimento para a população da região.
As visitas podem ser agendadas pelo site do projeto, indicando o dia e horário escolhidos.