Águas de Manaus vai revitalizar parque municipal

Águas de Manaus Aegea

O Parque Lagoa Municipal Senador Arthur Virgílio Filho, popularmente conhecido como “Lagoa do Japiim”, vai ganhar um novo visual nos próximos meses.  Um termo de cooperação técnica assinado entre a prefeitura e a Águas de Manaus vai permitir a revitalização do espaço.

Considerado um dos principais parques públicos disponíveis para a população, não recebe obras desde 2017. Segundo o prefeito de Manaus, a parceria com a concessionária é fundamental para transformar o local numa das maiores atrações turísticas da cidade.

Mais de 52 mil moradores que residem no bairro devem ser beneficiados com a reforma, que também virou um presente para o Japiim, que completou 52 anos de fundação. Todos os recursos serão custeados pela Águas de Manaus.

Revitalização completa

O píer e os pedalinhos serão reformados. Um novo projeto viário será viabilizado para o bairro, para contribuir com a melhoria do trânsito na cidade de Manaus. O acordo prevê ainda a revitalização completa das pistas de caminhada e corrida.

Será construída também uma ciclovia, implementação de uma “fazendinha”, e uma nova estrutura para o deck, além da sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). O local terá guarda armada, e a reforma de uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Despoluição

A Águas de Manaus também se comprometeu a investir para melhorar a qualidade da água da lagoa. Uma estação de tratamento de esgoto que fica dentro do parque receberá melhorias, passando a coletar a água da drenagem utilizando uma técnica conhecida como “tempo seco”, evitando que os efluentes sejam despejados sem tratamento adequado no meio ambiente. A ideia, a médio prazo, é despoluir a lagoa com o projeto. As obras iniciam no mês de abril e devem ser concluídas no segundo semestre.

Lagoa do Japiim

O parque municipal Senador Arthur Virgílio Filho, localizado na zona Sul da cidade, possui uma área de 41 mil metros quadrados e foi inaugurado em 2008. A última intervenção no local ocorreu em 2017. Um dos mais tradicionais bairros da zona Sul, o Japiim, surgiu e se desenvolveu em torno do conjunto 31 de Março, local onde está localizado o parque. O termo de cooperação técnica foi assinado em 31 de março.

Pular para o conteúdo