Águas de Penha destaca a importância de preservar mananciais

Penha Aegea

Fontes de água doce superficial ou subterrânea utilizada para o consumo humano, os mananciais são impactados com o aumento da população nas áreas urbanas e, em consequência, da crescente necessidade de abastecimento.

Queimadas, desmatamentos e mudanças climáticas são cada vez mais frequentes e também afetam o nível dos reservatórios. Com esses eventos, aumenta também a importância de proteger os mananciais para a captação de água.

Ações de proteção dos recursos hídricos

Para as unidades da Aegea cuidar dos recursos hídricos nunca foi tão importante. A Águas de Penha, unidade da empresa em Santa Catarina, trabalha na conscientização dos moradores e também com programas que evitam a contaminação dos solos, do lençol freático e outras fontes de água.

Nesse sentido, existem diversas maneiras de proteger os mananciais. Entre elas, vale destacar o fim das queimadas, da extração ilegal de madeira, do desmatamento, das práticas agrícolas agressivas ao meio ambiente e da poluição industrial.

Com a adoção de programas como o De Olho no Óleo, a Águas de Penha contribui de forma direta para a redução da poluição dos mananciais. Além de proporcionar um destino correto para este material, consolida a imagem de empresa que respeita e preserva o meio ambiente.

De Olho no Óleo Aegea

Programa De Olho no Óleo

Com o envolvimento de moradores, professores e estudantes da Rede Pública de Ensino de Penha, são realizadas gincanas e outras atividades para conscientizar a importância de evitar jogar óleo usado, principalmente o de cozinha, nas redes de esgoto. O De Olho no Óleo é viabilizado também em outras unidades da Aegea.

Várias entidades e prefeituras apoiam os programas desenvolvidos pelas concessionárias. Uma delas é a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (SC). Segundo o presidente da Famab, Flávio Martins, uma gota de óleo pode contaminar até 50 litros de água e por isso o assunto é tão preocupante.

O óleo é também um material que pode causar entupimento da rede. Com isso, o esgoto sem tratamento pode extravasar, causando problemas aos moradores e poluindo o meio ambiente. Por isso tudo, o investimento em programa ambiental resulta em melhoria da saúde e da qualidade de vida da população.

Pular para o conteúdo