Águas de Matão apoia campanha contra violência à mulher

Águas de Matão apoia campanha contra violência à mulher

Desde a segunda semana de abril, a concessionária Águas de Matão (SP) disponibiliza nas faturas de água e esgoto, a mensagem “Central de Atendimento à Mulher, ligue 180”. 

O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações e sugestões sobre o funcionamento dos serviços públicos de atendimento.

Tema relevante para toda a sociedade

A sugestão da mensagem nas faturas foi feita pelo vereador Davison Sensei, que foi prontamente aceita pela concessionária. “Nós entendemos que esse é um tema muito relevante na sociedade contemporânea e levarmos essa mensagem nas faturas também é um ato de cidadania”, afirma a gerente comercial da Águas de Matão, Aline Marquezan Rampelotto. 

A mensagem está no espaço reservado para conter o Comunicado de Débitos. O layout da fatura está sendo reformulado para ter fixada a mensagem no verso da conta.

Para Davison, o acréscimo do 180 nas faturas é essencial para informar que as mulheres que sofrem com algum tipo de violência não estão só. “Infelizmente a violência contra as mulheres no município de Matão aumenta gradativamente a cada ano. Em 2022, o total de inquéritos policiais instaurados na Delegacia de Defesa da Mulher atingiu o exorbitante número de 278 registros, excedendo o total do ano anterior, de 268, já demasiadamente alto para o delito em questão”, disse Davison.

Mais sobre o Ligue 180

Segundo o Ministério das Mulheres, a central do 180 agora conta com um canal por WhatsApp. O atendimento é feito por uma atendente virtual chamada Pagu. Inicialmente, são oferecidas várias opções de ajuda, mas a qualquer momento uma atendente da central pode ser acionada. 

A equipe da central é composta somente por mulheres. O Ligue 180 funciona, por telefone e WhatsApp, 24 horas, todos os dias da semana, de qualquer lugar do país. Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180.

Pular para o conteúdo