Águas do Rio lança programa para dar voz aos líderes comunitários

Nova Iguaçu

Um canal direto entre os líderes comunitários e a Águas do Rio (RJ). Esse é o Afluentes, lançado pela empresa no início de outubro em Nova Iguaçu (RJ). Por meio de canais digitais e reuniões presenciais, a concessionária estará próxima dos moradores, conhecendo suas necessidades, ouvindo sugestões e opiniões sobre os serviços que serão prestados. 

Mais de 70 líderes comunitários participaram do lançamento do Programa Afluentes, que aconteceu na Universidade Iguaçu (Unig). “Sabemos que a região sofre há décadas com a falta de abastecimento de água e vamos trabalhar muito para mudar este cenário. Já estamos com equipes nas ruas conhecendo a realidade”, disse o diretor superintendente que cuidará de Nova Iguaçu, Luiz Fabbriani.

“Temos monitoramento on-line de mais de mil pontos de pressão de água em toda a nossa área de concessão. Estamos prontos para cuidar do sistema de saneamento. Quando começarmos a atuar, vamos apresentar para a população um serviço de qualidade, com transparência e com foco na dignidade, saúde e qualidade de vida”, destacou ele.

Empresa mais perto dos líderes comunitários

Coordenadora de Responsabilidade Social para a região, Luciana Muniz ressaltou que o diferencial do programa é a troca e a aproximação entre as equipes da Águas do Rio e os moradores. “Durante o mapeamento dos territórios, encontramos pessoas que nos contaram histórias que precisam ser mudadas através do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto. Estes líderes comunitários geram influência, multiplicam informação e nos ajudam a executar um bom trabalho”, disse.

Mais esperança para os moradores

A esperança deu o tom do encontro. “Saio daqui com a expectativa de dias melhores. A Águas do Rio está fazendo a diferença, pois já empregou pessoas da nossa região. Convivemos com enchentes e na proximidade existe um reservatório desativado que se transformou num problema de segurança”, contou Jupira Brasiliano, presidente da Associação de Moradores Jardim Nova Era, que há 12 anos luta pelo saneamento básico na região.

O líder comunitário de Austin Luiz Freitas, popularmente conhecido como Tiquinho, contou que espera há mais de 25 anos pela água no local. “Falta tudo em Austin. Precisamos de abastecimento, reparo nas redes e coleta e tratamento de esgoto. A Águas do Rio vai trazer um programa que ninguém fez por nós em todo esse tempo”, concluiu.

Também estiveram presentes no evento o diretor executivo da concessionária na cidade, Vitor Hugo Gabriel, e o gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Willian Carvalho.

Mais sobre o Programa Afluentes

O Programa Afluentes, idealizado pela Aegea, empresa líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, grupo do qual a Águas do Rio faz parte, será levado para todas a cidades que serão atendidas pela concessionária. Nos próximos cinco anos, a Águas do Rio vai investir cerca de R$ 3,5 bilhões em saneamento na Baixada Fluminense. A empresa está com processo de seleção aberto e até o fim do ano terá 5 mil funcionários diretos, além de gerar 15 mil empregos indiretos com a realização de obras em todos os territórios em que vai atuar.

Pular para o conteúdo