Além do saneamento: aulas de judô de graça para 80 criança em Cabo Frio

Além do saneamento: aulas de judô de graça para 80 criança em Cabo Frio

A frase “mudança através da esperança” estampa a parede da ONG Ame Mais, no bairro Manoel Corrêa, em Cabo Frio (RJ). Mais do que palavras, ela agora é vivida por 80 crianças da comunidade que começaram a participar das aulas gratuitas de judô oferecidas pelo projeto Educando para a Vida.

A iniciativa conta com o apoio da Prolagos, unidade da Aegea na Região dos Lagos, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE) e do Instituto Aegea.

Com turmas divididas entre os turnos da manhã e da tarde, às terças e quintas-feiras, o projeto oferece mais do que técnica esportiva: leva disciplina, autoestima e novas possibilidades de futuro para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

Esperança que se concretiza

Para Ciarlam Junior, coordenador da ONG Ame Mais, o início das aulas representa a consolidação de um trabalho feito com dedicação e propósito. “Me sinto grato e muito feliz por ser presenteado com esse projeto que a Prolagos proporcionou. Isso mostra que estamos no caminho certo, buscando sempre oportunidades para o crescimento das crianças, dos adolescentes e das famílias por meio do esporte”, afirmou.

Durante a aula inaugural, o espaço se encheu de entusiasmo e olhares atentos. Lanches foram distribuídos às crianças e os pais participaram com alegria do momento.

O sensei Willian Geribá, responsável pelas aulas, destacou a receptividade da comunidade e o potencial de impacto do projeto. “Aqui a gente faz uma resistência através do esporte. Trazemos saúde, valorizamos o que já existe e ampliamos horizontes para esses jovens”, disse.

Muito além do contrato

O apoio da Prolagos ao judô no Manoel Corrêa se soma a outros 19 projetos socioambientais desenvolvidos pela concessionária, que atua com foco em educação, saúde e geração de renda.

A coordenadora de Responsabilidade Social da empresa, Aline Araújo, reforça que o compromisso da Prolagos vai além da prestação dos serviços de saneamento básico.

“É uma satisfação muito grande ver projetos como esse se tornarem realidade. Acreditamos que a educação e o esporte são ferramentas poderosas para transformar vidas e construir um futuro melhor”, destacou Aline.