O 3º Fórum Ambição 2030, iniciativa do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, reuniu lideranças de vários setores empresariais brasileiros.
O maior evento de sustentabilidade corporativa do país discutiu como acelerar o cumprimento dos compromissos e ações em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.
Realizada nos dias 2 e 3 de abril, em São Paulo, a edição de 2024 proporcionou diversas dinâmicas com painéis abordando temas como Direitos Humanos, Anticorrupção, Meio Ambiente e Resiliência Hídrica.
Resiliência Hídrica
Édison Carlos também representou a Aegea no painel Água e Circularidade – Rumo à COP30: Coalizão Brasileira para Resiliência Hídrica. A coalização foi estabelecida em 2020 com a missão de acelerar o progresso contra a crise global da água em regiões sob estresse, com o comprometimento das corporações de melhorar a resiliência em suas cadeias de valor.
O executivo falou sobre os projetos que a Aegea vem desenvolvendo nesse sentido e sobre a ampliação do acesso ao saneamento básico com os investimentos feitos pela empresa nos mais de 500 municípios onde atua. Abordou ainda o projeto de restauração realizado em parceria com o WWF Brasil nas áreas prioritárias nas Cabeceiras do Pantanal, tanto em Mato Grosso do Sul quanto no Mato Grosso. Foi feito o plantio de 15 mil mudas nativas em Áreas de Preservação Permanente. A segunda etapa do projeto está em planejamento.
Outros projetos que contribuem para manutenção dos recursos naturais
A dinâmica, em formato de TedTalk, teve como princípio norteador o Movimento +Água. A busca é a de regionalizar as ações coletivas por meio de bacias hidrográficas, focando em empresas e organizações de diferentes regiões brasileiras interessadas em contribuir para a manutenção da capacidade hídrica brasileira, seu melhoramento, bem como organizações que possam executar tais ações. A Aegea é uma das empresas embaixadoras do Movimento +Água. Rubens Filho, gerente Sênior de Meio Ambiente do Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi o facilitador.
Papel da liderança feminina
Ana Carracedo, diretora de Integridade da Aegea, participou do painel Corrupção e Gênero: Lideranças Femininas como Porta-Vozes de Integridade nas Empresas. Foi uma roda de conversa que abordou o combate à corrupção e a agenda corporativa de transparência e integridade sob a perspectiva de gênero. Enfocou também como as temáticas vistas sob esse olhar podem contribuir com o desenvolvimento do país. A mediadora foi Ana Luiza Aranha, gerente Sênior Anticorrupção da UN Global Compact.