A Aegea lançou o Programa Ambiente-se, uma iniciativa que busca consolidar e fortalecer a cultura de boas práticas ambientais em todas as suas unidades de negócio. A proposta é que ações antes pontuais e isoladas agora ganhem padronização, visibilidade e impacto coletivo por meio de diretrizes unificadas.
Da prática espontânea à cultura estruturada
Segundo a gerente de Meio Ambiente de EHS da Aegea, Joseane Cavalcanti Dias, o Ambiente-se surgiu da percepção de que muitas unidades já realizavam ações importantes, como campanhas para uso de canecas, separação de resíduos e economia de recursos.
“Eram ações pulverizadas, sem um eixo comum. Com o programa, conseguimos reunir essas iniciativas e criar um direcionamento claro de como implementar e mensurar boas práticas ambientais”, explica.
O programa apresenta orientações detalhadas sobre como organizar as ações de forma eficiente, envolvendo desde a definição de uma equipe multidisciplinar até treinamentos, sinalizações internas, campanhas visuais e monitoramento dos indicadores de consumo e resíduos.
Capacitação e engajamento como pilares
O Ambiente-se prevê a capacitação de multiplicadores locais, que serão responsáveis por levar o conteúdo às equipes, promover diálogos periódicos (como os Diálogos Diários de Segurança) e registrar os avanços.
As ações incluem o incentivo à economia de energia e água, ao uso de papel de forma consciente, ao reaproveitamento de materiais e à organização dos ambientes com base na metodologia 5 Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Algumas unidades da Aegea servirão como piloto do programa: as de Santa Catarina, com foco em reciclagem e estruturação da coleta seletiva; e a de Serra (ES), que já atua como benchmarking com diversas práticas implementadas. Ambas serão acompanhadas de perto pelo time corporativo para avaliação e ajuste das estratégias.
Ambiente-se e a estratégia ESG da Aegea
O programa também atende às demandas de certificações e investidores, que estão cada vez mais interessados em ações internas de conscientização ambiental, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade com o meio ambiente.
“A Aegea já possui programas robustos de monitoramento e controle. O Ambiente-se é o elo que faltava entre essas práticas e o engajamento direto dos colaboradores”, reforça Joseane.
O programa está em fase de disseminação interna, com apoio das áreas de meio ambiente, comunicação e sustentabilidade. “Mais do que uma campanha, o Ambiente-se representa uma mudança de cultura, conectada ao nosso propósito de gerar impactos positivos nos lugares onde atuamos”, conclui Joseane.
Como parte das ações da campanha, será realizada uma live para os colaboradores na próxima quarta-feira (30), com o Rubens Filho, gerente-executivo de Meio Ambiente do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, com foco na importância do saneamento no meio ambiente e como essas mudanças de hábitos podem salvar vidas.