É a primeira edição do projeto Água na Boca na cidade de Carlinda, em Mato Grosso. São 20 participantes que vão receber orientações para uma formação abrangente em culinária, para transformar habilidades em um negócio rentável.
O projeto é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de capacitação profissional que crie oportunidades de geração de renda. As aulas acontecem no Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, de Carlinda, localizado no Bairro Cristo Rei.
Lições de empreendedorismo
Ao invés de uma sala de aula tradicional, acontecem em um caminhão-escola do SESI, um ambiente equipado que possibilita aos participantes aprenderem técnicas de aproveitamento integral dos alimentos, promovendo a economia local e valorizando a produção agrícola da região.
Além das lições de culinária na prática, o projeto inclui uma série de capacitações em empreendedorismo, oferecidas pelo Sebrae, que aborda desde a abertura de MEI até estratégias para a gestão de pequenos negócios.
Educação financeira e marketing digital para alavancar o negócio
A importância da educação financeira também é contemplada, com a participação da cooperativa de crédito local, o Sicredi que, além das aulas durante o curso, oferecerá acompanhamento e desenvolvimento contínuo para as alunas em encontros futuros no CRAS.
As atividades são complementadas por workshops práticos de marketing digital, um trabalho voluntário desenvolvido pela equipe de Comunicação da concessionária, visando capacitar os participantes para divulgar seus futuros negócios de maneira eficaz e usando uma comunicação assertiva.
Segundo Cida Viveiros, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Carlinda, o projeto Água na Boca não apenas promove a valorização da gastronomia local, como também fortalece o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, criando oportunidades reais de geração de renda e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na comunidade.
Desenvolvimento sustentável
“Acreditamos que essa iniciativa é essencial para o desenvolvimento sustentável da região, unindo esforços para promover o progresso e o bem-estar de Carlinda”, afirma.
Com 30 vagas oferecidas, o curso é totalmente gratuito e aberto a todos, sem distinção de gênero, embora a maioria seja do público feminino. Esta primeira edição do projeto em Carlinda é vista como um marco na história da cidade e representa o comprometimento da concessionária com o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.
Parceria
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a concessionária Águas de Carlinda, o SESI MT (Serviço Social da Indústria), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a agência local do Sicredi e a Secretaria de Assistência Social, além de contar com a expertise da equipe de Comunicação Social e Responsabilidade Social da Águas de Carlinda. O projeto já foi realizado em outras unidades da Aegea.