Quando abrimos a torneira e temos água tratada para o uso diário — e essa mesma água, depois de utilizada, é coletada pela rede de esgoto, tratada e devolvida à natureza — poucos imaginam quantas mãos estiveram envolvidas para que isso fosse possível.
Na Aegea, essa rotina de trabalho é vivida todos os dias por milhares de colaboradores que, com suas diferentes formações e experiências, ajudam a transformar o Brasil por meio do saneamento.
Para homenagear os trabalhadores em seu dia, 1º de maio, o Aegea Blog foi ouvir quem vive essa missão no dia a dia. Durante o mês, alguns desses profissionais vão compartilhar aqui suas histórias, desafios e conquistas — e que, mais do que operar sistemas, ajudam a construir um Brasil com mais saúde, dignidade e qualidade de vida para todos.
Diversidade e multiprofissionalismo
São engenheiros civis que acompanham obras e suas melhorias, técnicos em hidráulica que garantem a eficiência das redes, profissionais responsáveis por novas ligações, pela manutenção dos serviços e especialistas que asseguram o funcionamento adequado dos sistemas de água e esgoto.
Nos laboratórios, químicos monitoram cada etapa dos processos, garantindo a qualidade da água que chega às casas e o tratamento correto do esgoto. Equipes de meio ambiente acompanham todo o ciclo, assegurando que as operações ocorram com o menor impacto possível.
Gerando impacto positivo
Enquanto isso, equipes de Responsabilidade Social desenvolvem projetos que envolvem, educam e impactam positivamente as comunidades atendidas. Essa diversidade é essencial para que o saneamento de qualidade chegue à população, promovendo saúde, dignidade e qualidade de vida.
Por meio de suas ações, esses colaboradores formam uma rede integrada que transforma a realidade de milhares de pessoas pelo Brasil. Do gestor ao leiturista, do engenheiro ao atendente, cada uma dessas profissões compõe a engrenagem que movimenta vidas — impulsionando a infraestrutura e, principalmente, o cuidado com o ser humano, gerando prosperidade onde chega.
Talentos valorizados
Na Aegea, essa diversidade de talentos é organizada em cinco talentos: profissionais além da conta, mestres em brasicidades, embaixadores da saúde, agentes da dignidade e engenheiros da ordem. Representam os diferentes perfis e habilidades que impulsionam o desenvolvimento da sociedade por meio do saneamento.
É uma estrutura onde o trabalho de um valoriza o do outro, feito em uma sequência de atividades que garantem que todas as etapas, do planejamento à entrega, coloquem a pessoa em primeiro lugar. Afinal, cada tubulação instalada, cada estação modernizada, cada inovação tecnológica testada tem como objetivo final melhorar a vida de quem está do outro lado da rede.
Histórias inspiradoras: abraçando as oportunidades
Mariana Rodrigues, assistente administrativa da unidade da Aegea do Espírito Santo, é um exemplo de transformação. Sua trajetória foi marcada por mudanças de cidade em função do trabalho do marido, até que surgiu a oportunidade que mudou sua vida profissional e pessoal.
“Eu sempre trabalhei em serviços gerais, passei por três terceirizadas dentro da Aegea, até que surgiu o convite para ir para a área administrativa. Eu nunca iria imaginar isso, fiquei assustada e com medo, porque nunca tinha trabalhado na área. Conversei com meu esposo e colegas mais próximos, e todos me deram força: vai lá, é sua oportunidade, você vai conseguir”, conta.
“Na Aegea tenho suporte, independente se é do meu setor ou não. É uma empresa onde a gente vê oportunidade de crescer, que não faz diferença entre mulher e homem. Sou muito grata também ao meu esposo, que me incentivou a voltar a estudar. Eu, que vim do interior e achava que não ia conseguir vencer, hoje me vejo uma nova mulher e sei que posso mais”, diz.
O papel da mulher no setor de saneamento
Poliana Carvalho, supervisora de tratamento de efluentes, também compartilha uma trajetória marcada por superações. Desde a graduação, há mais de 15 anos, passou por desafios como uma gravidez não planejada e dificuldades para ingressar no mercado de trabalho com um filho pequeno.
“Ser mulher no saneamento é conseguir lançar um olhar com mais detalhes sobre as coisas. É impactar pela liderança, pelo foco na solução. Essas características da mulher estão levando o setor do saneamento para um caminho mais assertivo e de bons resultados”, diz Poliana.
“Comecei como operadora de CCO e, logo depois, me tornei assistente de serviços. Após um ano, já assumi a supervisão, passando a liderar uma equipe de mais de 20 pessoas — todos homens, na época. Fiquei bastante insegura, mas tudo fluiu muito bem. Sempre tivemos políticas, mensagens e informativos reforçando a importância da igualdade e da equidade, o que se reflete no nosso dia a dia”, diz.
Mais sobre os talentos da Aegea
A Aegea considera os talentos como a base da sua cultura. Cada um representa um conjunto de habilidades específicas que são valorizadas dentro da empresa.
Estes talentos são importantes porque a Aegea acredita que o desenvolvimento individual e a valorização dos colaboradores são fundamentais para o sucesso da empresa como um todo.
Ao reconhecer e desenvolver esses talentos, a empresa busca criar um ambiente de trabalho mais motivador, produtivo e engajado. São eles:
Profissionais além da conta: indivíduos com iniciativa que demonstram capacidade de ir além do esperado, com proatividade.
Mestres em brasicidades: aqueles que são especialistas em tarefas básicas e essenciais, com atenção aos detalhes e qualidade no trabalho.
Embaixadores da saúde: colaboradores que promovem a cultura de bem-estar e segurança, tanto para si quanto para seus colegas.
Agentes da dignidade: defensores da ética e da justiça, atuando de forma transparente e responsável.
Engenheiros da ordem: profissionais com habilidades técnicas e conhecimento especializado, que garantem a qualidade dos serviços prestados.