Conheça os vencedores da 8ª edição do Prêmio Inovação Aegea

Conheça os vencedores da 8ª edição do Prêmio Inovação Aegea

A live de premiação, que contou com a participação de mais de 400 pessoas conectadas, divulgou o resultado da 8ª edição do Prêmio Inovação Aegea.

A Premiação contou com a participação de 15 equipes, que concorreram pelo pódio em cinco categorias, os Desafios de Inovação.

Em 2024, foram inscritos 160 projetos, dos quais 92 foram aprovados pelo time de Inovação e passaram para a avaliação com especialistas técnicos, que selecionaram os 15 melhores para o pitch com lideranças da Aegea.

Pela primeira vez em sete anos, a Aegea reuniu presencialmente as equipes finalistas, vindas das mais variadas unidades, para um pitch com líderes da diretoria-executiva e do MOA, o Modelo Operacional Aegea.

Os jurados informaram que a decisão sobre os vencedores de cada um dos cinco desafios foi disputada, devido ao elevado grau de maturidade  e qualidade dos projetos participantes.

Inovações fazem a diferença nas unidades onde foram implementadas

“São excelentes projetos e o Prêmio Inovação Aegea quer reconhecer as ideias que estão fazendo a diferença no setor de saneamento. A premiação tem sido também um momento de trocas e aprendizados muito grande”, afirmou Fábio Augusto Souza, gerente de Inovação e Parcerias Estratégicas.

Na votação, os jurados usaram critérios de avaliação como a maturidade do projeto, analisada segundo parâmetros do mercado; a capacidade das iniciativas serem replicadas em outras unidades ou empresas; a complexidade; se é uma novidade e rompe com o que já existe no setor de saneamento e o impacto que o diferencia de outros.

Projeto que identifica consumo de água acima da média é premiado em Novas Tecnologias para Atendimento em Água

Ronaldo Lisboa Gomes e Guilherme Herculano de Oliveira, da Águas Guariroba, foram os vencedores com “Machine learning para apontamentos de fiscalização”. Machine learning é uma inteligência artificial que permite que computadores aprendam e melhorem a performance de forma autônoma, sem serem programados para isso.

O que eles fizeram?

Em um bairro com muitas casas com piscinas, que teoricamente deveria ter um grande consumo de casa, mas não tinha, os autores trabalharam junto às áreas de fiscalização e comercial para identificar o que estava acontecendo. Desenvolveram então um algoritmo de machine learning para entender, pelo perfil do imóvel e usando imagens de satélite para identificar a área da piscina, analisar e identificar o consumo acima da média. Com mais de 90% de eficácia, o novo sistema gera relatórios para fiscalização, detectando fraudes ou irregularidades. Os dados também auxiliam em negociações comerciais e tratativas com clientes.

O projeto mostra como é possível utilizar dados que são públicos, das nossas unidades, com um pensamento mais arrojado para a análise do relacionamento com os clientes para melhorar a prestação do serviço de água, identificando onde existem fraudes ou não.

Sistema compacto transportável para tratar o esgoto vence a categoria Novos Métodos de Tratamento de Esgoto

A equipe da Corsan Aegea (RS), Cristiano Barbosa de Macedo, Marcelo Luiz Emmendoerfer e Daniel Rossoni, ficaram em primeiro lugar no desafio Novos Métodos de Tratamento de Esgoto.

O projeto desenvolvido

O “SCOTTE – sistema compacto transportável de tratamento de esgoto”, utiliza materiais não tradicionais, como contêineres de transporte de cargas, na montagem de ETEs modulares que atendem a necessidade de rápida expansão da capacidade de tratamento de esgoto. 

É um projeto inovador por ser um modelo de estação de tratamento de esgoto modular e com propriedade intelectual desenvolvida pelo time de Engenharia da Aegea, voltado para atender as demandas de expansão de cobertura dos contratos da empresa.

O projeto tem um baixo custo operacional, é de fácil instalação e alta durabilidade. Assegura a qualidade do efluente, o esgoto tratado que é devolvido para a natureza, com sustentabilidade financeira.

No Desafio Equipes de Campo 4.0, a ideia vencedora é uma ferramenta que agrupa as solicitações de serviços de áreas comuns

Gabriel Cavalcanti Bello, Karen de Souza Pereira Cortez e João Marcos Lourenco Diniz, da Águas do Rio, venceram na terceira categoria com o projeto “Identificação de duplicidade por geolocalização”.

A nova ferramenta

O objetivo da ferramenta desenvolvida é agrupar as solicitações de serviço dentro de áreas geograficamente delimitadas que foram abertas por setores diferentes, reduzindo assim a duplicidade de visitas. Ela melhora a locação de equipes em campo e evita a repetição de tarefas. Na unidade, houve otimização dos recursos em 12% das ocorrências depois que a nova ferramenta foi implantada.

Solução que analisa o sentimento do cliente é premiada no desafio Evolução do Atendimento ao Cliente

Por meio do projeto “Transcrição monitorias call center”, as gravações feitas durante os atendimentos de call center são transformadas em mensagens de texto, sem custos ou licenças. A solução organiza o diálogo por tempo de fala e analisa o sentimento do cliente segundo categorias de “satisfeito”, “neutro” ou “insatisfeito”.

O projeto é inovador por sua utilização de algoritmos de transcrição de áudio desenvolvidos pelos colaboradores da Aegea, além de usar uma integração com Inteligência Artificial para avaliar a qualidade do atendimento.

Outra premiação para a equipe da Corsan Aegea

A equipe vencedora é do Relacionamento Comercial e é formada por Felipe da Silva Malta, Eunice Roque Silveira e Deise Macalai Lanot.

Equipe de Gestão Ambiental, de EHS, vence o Desafio Melhoria de Processos e Performance

Bianka Coliado Santana, Brenda Hayla Bezerra Silva e Rafaela do Amarante Carneiro venceram o quinto desafio do Prêmio Inovação Aegea com o projeto “Paineis de Gestão e Monitoramento Ambiental”. São estruturas para monitorar processos ambientais como os de captação de água, lançamento de esgoto, resíduos sólidos e a conformidade da documentação dos ativos.

Os paineis de gestão e monitoramento ambiental

A solução criada oferece uma visão integrada, facilitando a identificação de itens que não estão de acordo com as regras do setor, permitindo ações corretivas mais rápidas e eficientes para garantir a conformidade regulatória.

Projetos vencedores serão replicados em outras unidades

“Nós tínhamos uma grande expectativa que foi confirmada e esse foco em cima de categorias alinhadas aos desafios do negócio teve um resultado bem interessante. Uma demonstração disso é que, segundo a banca avaliadora, todos os projetos apresentados têm excelente qualidade. A partir de 2025, as equipes premiadas terão apoio das lideranças da Companhia para replicar os projetos inovadores em outras unidades da Aegea”, disse Maurício Endo, diretor de Inovação e Parcerias Estratégicas.

No encerramento da live, um presente aos participantes: a palestra sobre as fronteiras da inovação, com Vinicius Scarpa, CEO da Inventta.