Na sexta-feira, 27 de dezembro, durante visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Esteio, a diretora-presidente da Corsan Aegea, Samanta Takimi, acompanhada do prefeito Leonardo Pascoal, anunciou que o município é o primeiro do Estado onde a companhia atingiu as metas assinadas em contrato.
A empresa alcançou o índice de 90% da população com coleta e tratamento de esgoto e 100% de cobertura na distribuição de água.
“É uma satisfação realizar essa entrega, ver as equipes juntas, município, Corsan e Ambiental Metrosul, atuando em benefício da saúde da população. Esteio constatará, a curto prazo, os benefícios que o saneamento traz para a saúde dos munícipes, para o desenvolvimento das cidades, para o meio ambiente e futuras gerações”, comemora Samanta.
De 4,4% para 90,85% a coleta e tratamento do esgoto
Já para Pascoal, “é uma marca histórica e importante que colocamos como prioridade desde o início da gestão e sempre trouxemos isso em todas as tratativas e negociações com a Corsan Aegea. Tendo iniciado um mandato com 4,4% da cidade com coleta e tratamento de esgoto, chegar a 90,85%, é um legado que muito nos orgulha e fruto desse trabalho realmente feito a muitas mãos”.
Com o novo índice de cobertura, ao todo, foi beneficiada a população de 78.181 pessoas com acesso à água tratada e 71.025 com tratamento de esgoto em seus imóveis. Isso também representa um ganho ambiental equivalente a 909 piscinas olímpicas de esgoto que deixam de ir para o meio ambiente sem tratamento por ano.
Obras que garantiram a universalização
Desde que o Grupo Aegea assumiu a operação da Corsan, em julho de 2023, a companhia já construiu seis estações de bombeamento de esgoto (EBE), 2,5 km de linhas de recalque e 19,5 km de redes coletoras.
Além disso, o sistema de abastecimento ganhou 960 m de novas redes. O investimento na região totaliza R$ 18 milhões. A estação de tratamento de água conta com 3.250 m³ de armazenamento. A vazão tem capacidade para chegar a 950 litros por segundo.