Crato, no Ceará, vai receber R$ 250 milhões em investimentos

Crato, Ceará
Texto: Rosiney Bigattão

Uma das mais antigas e mais importantes cidades do Ceará, Crato guarda riquezas em história, arte e cultura, com vocação para o turismo. É um dos municípios mais desenvolvidos da região e, como tal, se tornou conhecido como “Oásis do Sertão”. 

Localizada no sertão do Cariri, a cidade é berço da Floresta Nacional do Araripe, uma das maiores do estado. Uma área de proteção ambiental que abarca a biodiversidade com águas limpas e o primeiro Geopark das Américas. Um cartão-postal do Nordeste.

Para conseguir fazer os investimentos que a cidade precisa em saneamento e ampliar a rede de esgoto, a prefeitura recorreu à concorrência pública. A Aegea, única participante da licitação, ofereceu um desconto de 1,29% no quadro tarifário, vencendo a disputa.

Momento histórico para Crato

Crato, Ceará

A batida de martelo pela Aegea na sede da B3, em São Paulo, no último dia 11 de fevereiro deve mudar para melhor a realidade dos seus 133 mil habitantes. “É um momento histórico para a cidade do Crato”, disse o prefeito José Ailton de Sousa Brasil.

Ele explicou que a mudança sonhada para a cidade começou a ser desenhada há mais de três anos, por meio do projeto entre a Prefeitura Municipal de Crato e o Fundo de Apoio às Concessões e Parcerias (FEP).

Teve assessoria da Caixa (Econômica Federal) e coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia e apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Boas-vindas à Aegea

A meta é universalizar o acesso ao esgoto, com coleta, transporte, tratamento e destinação final do esgoto. O resultado será mais saúde para toda a população, maior preservação ambiental e mais emprego e renda. Outra expectativa é em relação ao fomento ao turismo, explicou o prefeito.

José Ailton de Sousa Brasil deu as boas-vindas à Aegea. “Vocês terão a prefeitura de Crato como parceira para a gente construir um novo tempo, para que a gente possa buscar atender a demanda da sociedade e fazer de Crato uma cidade mais forte”, disse.

Mais sobre a vitória

Com a vitória no edital, a Aegea vai prestar serviços para a Prefeitura Municipal de Crato. São obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos sistemas de esgoto.

Os R$ 250 milhões que serão investidos em 35 anos do contrato de concessão é uma quantia que não seria possível se não fossem as condições trazidas pelo novo Marco Legal do Saneamento.

A meta alcançar 90% da população com o esgoto tratado, realidade que ainda é presente somente para 32,8% do município. Entre as principais obras estão a instalação de cerca de 252 km de redes coletoras. Serão implantadas 22 estações elevatórias, além de quatro estações de tratamento de esgoto.

Operação em 154 cidades

Com a nova cidade em seu escopo de atendimento, a Aegea passará a operar em 154 cidades, distribuídas em 13 estados, levando sua expertise e os diferentes modelos de contrato para atender mais de 21 milhões de pessoas.

Esse crescimento só foi possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base a eficiência operacional, o cumprimento de metas e os investimentos responsáveis. Tudo isso sempre alinhado aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa).

Pular para o conteúdo