Aegea é a nova responsável pelos serviços de esgoto em Crato

Serviços de esgoto em Crato
Texto: Lucas Nogueira

A Aegea venceu a disputa da concorrência pública promovida pela Prefeitura do Crato (CE), realizada na tarde de sexta, 11 de fevereiro, na sede da B3, em São Paulo.

A vitória no edital representa a concessão para a prestação dos serviços de esgoto no município, beneficiando mais de 133 mil pessoas. A nova unidade de negócio contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação dos sistemas.

Investimentos de R$ 250 milhões

Estão previstos investimentos de R$ 250 milhões durante os 35 anos de contrato. A companhia tem como meta alcançar 90% da população com o esgoto tratado, realidade que ainda é presente somente para 32,8% do município. 

Para Radamés Casseb, CEO da Aegea, iniciar 2022 com essa conquista confirma a liderança da companhia no setor. “Estamos continuamente reforçando nossa estrutura para levar a qualidade da prestação dos nossos serviços para outras regiões e diminuir o déficit do saneamento”, disse.

Resultados operacionais expressivos

Radamés lembrou que a Aegea está presente em cidades das regiões Norte e Nordeste, como Manaus (AM) e Teresina (PI), com resultados operacionais expressivos em pouco tempo. Para ele, isso reflete um modelo operacional eficiente. 

“O novo desafio reforça nosso compromisso em promover vidas mais dignas e saudáveis, principalmente para a população mais vulnerável, em aderência ao nosso modelo de negócio”, afirmou o CEO Radamés Casseb após a vitória na tarde de sexta-feira.

As obras em Crato

Entre as principais obras e melhorias no período da concessão estão a instalação de cerca de 252 km de redes coletoras e interceptores e a substituição de 36 km de rede coletora existente. Serão implantadas 22 estações elevatórias, além de quatro estações de tratamento de esgoto.

Com os investimentos da Aegea, o município de Crato vai ganhar ainda 1.320 metros de emissários – rede para transportar o esgoto tratado de volta à natureza. Também estão previstas a instalação de hidrômetros, com substituição a cada sete anos.

Operação em 154 cidades

Com a nova cidade em seu escopo de atendimento, a Aegea passará a operar em 154 cidades, distribuídas em 13 estados, levando sua expertise e os diferentes modelos de contrato para atender mais de 21 milhões de pessoas.

“A nossa experiência em atuar em localidades de diferentes dimensões, com um modelo de negócio transparente e ético, atrelado à nossa eficiência operacional, investimentos responsáveis e no cumprimento de metas, será fundamental para contribuir para a universalização do saneamento nestas regiões”, completa Casseb.

A Aegea parabeniza a Prefeitura de Crato, a Caixa e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) pela iniciativa. A empresa acredita que parte da solução para levar saneamento para todos os brasileiros passa pela atuação complementar e integrada entre o poder público e o setor privado. 

Com o novo marco regulatório do saneamento, iniciativas como estas estão sendo potencializadas, gerando novas oportunidades de investimentos em um ambiente ainda mais seguro.

A sessão pública na B3

A sessão pública de abertura e julgamento das propostas comerciais foi realizada na B3, em São Paulo, na tarde do dia 11 de fevereiro. A empresa foi a única participante da licitação. A Aegea ofereceu um desconto de 1,29% no quadro tarifário.

Mais sobre a Aegea

Líder em saneamento privado, a Aegea saltou de seis municípios atendidos em 2010 para 154, incluindo a nova concessão no Ceará. Está presente em 13 estados, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas. Esse crescimento só foi possível graças ao modelo de negócio da empresa, que tem como base a eficiência operacional, o cumprimento de metas e os investimentos responsáveis. Tudo isso sempre alinhado aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa).

Pular para o conteúdo